VIANOPOLINO SUPERVISOR DA RECEITA FEDERAL E PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DIZEM QUE INFORMAÇÃO SOBRE TAXAÇÃO DO PIX É FALSA

O Vianopolino Jorge Martins, Supervisor da Receita Federal no Estado de Goiás, foi entrevistado por nossa reportagem e falou sobre as novas regras para as transações, via Pix, que começaram a valer a partir deste ano.

Diante das inúmeras informações, a maioria equivocadas, Jorge Martins disse que muita gente ficou preocupada com mais fiscalização da Receita Federal quanto às movimentações financeiras e informou que as movimentações que eram tributáveis, continuam tributáveis, assim como os rendimentos que eram isentos também não sofreram mudanças.

A única mudança que teve, esclarece Jorge Martins, é a inclusão de algumas instituições financeiras que antes não estavam obrigadas a passarem informações para a Receita Federal e agora foram incluídas no rol das que têm que passar informações semestralmente à Receita Federal sobre pagamentos feitos mensalmente acima de 5 mil reais para pessoas físicas e 15 mil para pessoas jurídicas.

Se houver interesse fiscal, a receita vai verificar.

Por seu turno, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, alerta a população para que não caia na informação falsa de que as transações feitas por Pix passariam a ser taxadas em 2025.
 
“Nada disso é verdade. O que acontece é que a Receita Federal ampliou o rol das empresas que são obrigadas a cumprir uma obrigação acessória chamada e-Financeira, que existe desde 2015”, explica Sucena.
 
As mudanças no Pix ampliam a coleta de dados financeiros, incluindo informações de operadoras de cartões de crédito e transações feitas via Pix a partir de R$ 5 mil, para pessoas físicas, e R$ 15 mil, para empresas.

Os dados serão repassados automaticamente pelas instituições financeiras.  
 
Segundo Sucena, a receita fez isso como uma maneira de ampliar a fiscalização das transações por meios digitais através do cruzamento de dados para evitar a evasão fiscal. Ela destaca que nada muda para quem é pessoa física: os preços em compras devem permanecer os mesmos. “Na dúvida, não caia em fake News: procure um contador e peça orientação”, finaliza.

6 comentários em “VIANOPOLINO SUPERVISOR DA RECEITA FEDERAL E PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DIZEM QUE INFORMAÇÃO SOBRE TAXAÇÃO DO PIX É FALSA”

  1. O Brasil foi invadido por desavisados, pessoas inconformadas com a derrota, mais uma tentativa de por a democracia em “Xeque”.
    Vamos nos orientar melhor.
    O império das Fake News pode provocar prejuízos incontáveis à população.
    Vamos buscar saber se é FATO ou se é FAKE.
    Triste.

  2. O que penso e o seguinte, não haverá taxação igual houve anos anteriores sobre o dinheiro que era movimentado na sua conta, Mas as pessoas informais que ganham seu dinheiro vendendo alguma coisa ou prestando
    algum serviço extra e é depositado na conta, ou Pix o governo ficará sabendo e como ultrapassou o valor de isenção de IRRF provavelmente ele terá que recolher este imposto, isso que penso , posso estar errado sim ou não, isso que esse governo está demostrando

    1. Isto é o que vc pensa.
      O que querem regular, meu amigo, são as grandes fortunas, os milhões e bilhões…..saber a origem dessa dinheirama toda.
      Lei do sigilo bancário impede de o governo espiar a minha e a sua conta.
      Quando ocorrem altas movimentações numa determinada conta, sem comprovação de renda, o COAF é informado, se for de origem suspeita, aí a Polícia Federal entra no circuito. Mas lembre-se milhões e bilhões, o meu e o seu são larvinhas de lambari, quem tem que ser pego são aqueles que desviam, que traficam armas e drogas, que sequestram, que roubam….
      👍👍👍

  3. Dejanir sempre prestando um bom serviço aos Vianopolinos através das suas mensagens . A tal FAKE NEWS é herança do governo passado e que vai dá muito aperreio à nossa sociedade pois a ideia é tumultuar o governo atual (Lula) . Devo lembrar aos desavisados que estamos entre as oito maiores economias do planeta e isso não é pra qualquer governo .

    1. Obrigado pelas condições, amigo Ari, na minha função no BB, aprendi dar valor aos amigos e as informações verdadeiras.
      Descompatibilizar o governo Lula é a única arma que a extrema direita possui, esteva lá mais de 500 anos e nada fizeram.
      Então propagar a mentira é a único trunfo deles.
      Até convite para posse estão falsificando.
      Bjo no coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima