FONTE: BLOG DO CÉLIO SILVA
Na data de ontem, 17/07, a Justiça Eleitoral da 31ª Zona de Silvânia impugnou a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Vianópolis.
A decisão foi tomada pelo Juiz Adenito Francisco Mariano Júnior, determinando a imediata suspensão da divulgação do levantamento, realizado pelo Lupa Instituto de Pesquisa.
A pesquisa, registrada sob o número GO-02242/2024 e prevista para ser divulgada hoje, foi considerada fraudulenta.
A suspensão foi decretada sob pena de multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), caso seja realizada a divulgação.
A denúncia contra a pesquisa foi formalizada pelo partido União Brasil Vianópolis. Segundo a representação, a pesquisa não seguiu os meios legais, não apresentando informações claras sobre a origem dos recursos utilizados, por meio de notas fiscais.
Além disso, o valor atribuído aos trabalhos de campo, que incluíam deslocamentos, coleta, supervisão e contraprova, com um total de 372 entrevistas, foi considerado suspeitamente baixo.
Outro ponto levantado foi a realização da pesquisa por conta própria, sem finalidade comercial, apenas para divulgação.
Essa prática foi vista como estranha ao objetivo empresarial do instituto, cuja atividade econômica é a realização de pesquisas de mercado e opinião pública.
Também foi observado que não constava o endereço da empresa nem a quantidade de pessoas entrevistadas em casa e em fluxo.