Por Olívio Lemos
Na noite de sábado, 04, após apresentar a solenidade de reinauguração da Praça 19 de Agosto, encontrei-me com Simar Rosilene Viegas, minha amiga de anos, e sua filha Bianca Viegas. Elas estavam prestigiando o evento, infelizmente, sem a presença do esposo e do pai, Fábio Viegas (Badu), professor aposentado, jornalista, historiador e homem de grande importância para a história de Vianópolis.
Após terminar o papo com as duas, fiquei pensando quantas fotos Badu fez naquela praça, quanto valorizava o busto do fundador de Vianópolis, Felismino Viana, e quantas vezes passou por aquela praça para ir lecionar no Colégio Armindo Gomes.
E assim pensei: “QUEM TANTO PRESERVOU A MEMÓRIA DE VIANÓPOLIS, HOJE NÃO TEM A PRÓPRIA MEMÓRIA”
Neste domingo, 05, na página de Bianca Viegas no Facebook, deparei-me com o texto emocionante e que está publicado abaixo:
“Só Deus sabe o quanto foi difícil presenciar este momento, a reinauguração da Praça 19 de Agosto sem a presença do meu pai, as lágrimas afogueadas de emoção e tristeza teimavam em cair…
Meu pai hoje um prisioneiro do tirano Alzheimer, não pôde vivenciar este momento que tanto sonhou, o progresso desta cidade trazido pelo destemido, impetuoso e incansável prefeito Issy Quinan . Para meu pai não importava quem o fizesse, mas o que tinha que ser feito.
Meu pai admirava e exaltava tanto o Senador Felismino Viana e sabia da sua importância histórica na formação do município, que de maneira simbólica quis perpetuar sua memória através do busto. Ao redigir o texto da placa, momento o qual me recordo, procurou uma frase que expressasse o valor deste homem.
Meu pai, Fábio Viegas, o Badú, àquele que narrando a memória de uma cidade, contou sua própria história. Costumo dizer que meu pai tem em casa o acervo histórico desta cidade, e eu tenho neste acervo a memória de meu pai. “
Por Bianca Viegas – 05/05/19
NA FOTO ACIMA, FÁBIO VIEGAS (BADU) JUNTO A DOIS FILHOS DE FELISMINO VIANA (FELISBEL E DALVA) AO LADO DO BUSTO DO FUNDADOR DE VIANÓPOLIS.
( FOTO QUE SE ENCONTRA NO MEU LIVRO “1000 FIGURAS VIANOPOLINAS”, PÁGINA 204, NO CAPÍTULO SOBRE FELISMINA VIANA)
A vida tem suas determinações e nós somos apenas executores. Badu e sua família fizeram e fazem parte da vida de todos nós. Um dia, não sei quando, vamos compreender melhor as coisas. Por enquanto, enquanto isso não acontece, ficamos apenas com a frase famosa de que para Deus tudo é bom, belo e justo…
É emocionante Bianca!!! Seu Pai é um grande homem e a história dessa nossa bela Cidade é um pouco do reflexo da sua Luz que nunca se apagará em nós que conhecemos a sua áurea vibrante!!!!