Um tamanduá-bandeira invadiu uma residência do Bairro Michelli, na tarde desta quinta-feira, 02, assustando as pessoas que se encontravam no interior da mesma.
Tão logo tomou conhecimento da presença do mamífero, fora de seu habit natural, uma vizinha acionou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O agente ambiental, Dalton de Souza, compareceu ao local, entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Goiânia, solicitando uma guarnição daquela corporação para realizar a captura do tamanduá.
Com a ajuda de populares, o agente ambiental conseguiu tocá-lo para um lote fechado, sendo que depois de um tempo, chegou uma equipe do Corpo de Bombeiros composta pelos Sargentos Fernando e Leandro e capturou o animal.
De acordo com Dalton de Souza, o tamanduá foi encaminhado para o CETAS-Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiânia.
Depois de ser atendido por um veterinário e receber os cuidados necessários, o animal será introduzido na natureza.
O tamanduá-bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira.
Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, além de outros.
O tamanduá possui uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos, espalha na terra resíduos e nutrientes, deixando-a adubada.
Na natureza, ele vive cerca de 25 anos. Já em cativeiro, essa expectativa pode aumentar em cinco anos, porém, alguns morrem até antes em cativeiro, visto que ali não recebem a alimentação baseada somente em insetos.
Aproveite e gire a foto tb.
Abraços
Obrigado