O Secretário Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Samuel Cotrim, falou à nossa reportagem sobre a proposta apresentada pelo engenheiro agrônomo vianopolino, Robson Carrijo.
Temendo faltar água em Vianópolis nos próximos anos, Robson Carrijo entregou ao prefeito Issy Quinan Júnior proposta de ampliação do sistema de captação de água pela Saneago.
A proposta de Robson é que além do Córrego Dirceu, onde hoje a Saneago faz a captação de água para abastecer Vianópolis, também seja captada água no Córrego do Bugre, nas proximidades da Serra do Bugre.
O secretário Samuel Cotrim disse que o assunto é uma preocupação permanente do prefeito Issy Quinan Júnior, de forma que jamais se manteve inerte mas que, pelo contrário, vem buscando diariamente solucionar essa problemática de nosso município.
Ainda segundo Samuel Cotrim, a administração municipal fica feliz com a atitude de Robson Carrijo, que como excelente profissional ama sua terra e fez esse estudo de viabilidade de ampliação do sistema de captação de água, demonstrando sua preocupação por esse bem tão precioso que Deus nos deu, que é a água.
Samuel esclareceu que a concessão para exploração do serviço de abastecimento de água em Vianópolis é feita pela Saneago, responsável pela arrecadação, serviços e investimentos. Por isso, segundo ele, o prefeito Issy Quinan Júnior tem feito várias gestões para que a empresa faça as melhorias necessárias e a cidade tenha sempre um bom serviço.
O Secretário de Desenvolvimento citou que o prefeito vem tratando regularmente de questões pontuais, exemplificando, algumas delas.
Já foi solicitado pelo município e existe o projeto na Saneago para ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA).
A administração municipal trabalha junto a Saneago para a instalação de um reservatório com capacidade de armazenamento de 1.000.000m3 de água, para evitar eventuais faltas d’água.
Além disso, foi solicitado a implantação e ampliação dos equipamentos existentes na estação de tratamento de água que possibilitará o aumento na produção de água a ser distribuída para a população, saindo hoje de 28l/s para 45l/s.
Samuel Cotrim disse também que foram perfurados dois poços artesianos com o objetivo de aumentar a produção de água e que está sendo cobrada da Saneago a interligação destes dois poços bem como o funcionamento, podendo assim aumentar a capacidade de produção.
Por fim, Samuel Cotrim diz que a administração municipal não está medindo esforços para resolver tal problemática, por isso, o prefeito Issy Quinan Júnior receberá amanhã, 22, em seu gabinete, o Superintendente de Expansão e Concessão da Saneago, Ademar Gaspar Martins, para discutir e reivindicar melhorias nos serviços de abastecimento de água em nossa cidade.
Parabenizo o Sr. Robson pelo seu interesse, e que os responsáveis do município nesta área façam o necessário para que não venha a faltar água. E que a população tbém faça a sua parte economize é o que as vezes não estão fazendo. Lavar calçada meu irmão, não se faz mais nos dias de hoje!!!! a não ser que vc fez reservatório com agua da chuva e não de poço artesiano em sua casa para tal serviço, mas no contrário pense no amanhã, vc não terá água nem para lavar sua mão.