Geralmente o cidadão nunca leva vantagem na sua relação com nossos governantes. Quando se dá com uma mão, toma-se com a outra.
E assim está sendo com a atitude tomada pelo Governo Estadual em relação à cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016.
Foi dado desconto de 50% do IPVA para proprietários de veículos com motor 1.0 ou motos de até 125 cilindradas, que não estejam em débito com o Estado e que não tenham sido multados ou envolvidos em acidentes nos últimos 12 meses.
Além do mais, os contribuintes inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana, terão desconto de 5% . O contribuinte que está cadastrado no site do programa tem direito, automaticamente, ao desconto.
Quem desejar se inscrever no programa, deve acessar o site: www.nfgoiana.sefaz.go.gov.br
Contudo, o governo, que concedeu benefícios, antecipou o pagamento do IPVA de 2016. Para se ter uma ideia, o proprietário de um veículo com placas final zero que, normalmente, pagaria seu IPVA em outubro, agora terá que pagá-lo em maio.
Pelo calendário divulgado pela Secretaria de Fazenda, os proprietários de veículos residentes no Estado de Goiás terão que pagar o IPVA de 2016 no período de março a maio.
Para os veículos com placas finais 1 e 2, o prazo para quitação do imposto será até março, no caso de placas finais 3, 4, 5 e 6, o vencimento será em abril, já para as placas finais 7, 8, 9 e 0, o limite de pagamento será maio.
O Governo de Goiás espera receber, no próximo ano, o total de 1 bilhão e 100 milhões de reais pela arrecadação de IPVA.