A Secretária Municipal de Educação, Sílvia Cinara Santos, publicou comunicado com alteração nos horários de início e término das aulas nas escolas da rede municipal de ensino e o enviou à nossa reportagem.
Também haverá mudança no funcionamento do CEMEI Joana Aparecida Caixeta (creche municipal) e na Escola Municipal Paulo VI, do Bairro São Vicente.
A partir do retorno às aulas, programado para a próxima segunda-feira, dia 20, os horários nas Escolas Zenaide Campos Roriz, Luíza Viana, Vó Maria e Antônio de Araújo Moraes de Ponte Funda serão os seguintes: Turno Matutino – 7h às 12h05, e Turno Vespertino -13h às 18h05min.
Na Escola Antônio de Souza Lôb,o da localidade de Caraíba, as aulas serão ministradas das 13h às 18h05min.
O CEMEI Joana Aparecida Caixeta funcionará de 7h às 17h e a Escola Paulo VI funcionará de 7 às 15h30.
De acordo com o comunicado, a mudança foi feita em razão do cumprimento do artigo 211 da Constituição Federal, do Artigo 8º e do artigo 7º do Plano Nacional de Educação (PNE).
Para que todos saibam: é uma decisão do governo nacional e não municipal.
Não pensaram nos alunos que moram na zona rural que vão chegar em casa só a noite
Todos os alunos da zona rural tem o direito de estudar pela manhã. No Armindo Gomes no período matutino são alunos da zona rural.
Os artigos supracitados, garantem ao municipio o direito de fazer adequação de horários escolares, conforme seja necessário. Eu não vejo nenhum problema nisso, desde que os salários de cada educador também seja adequado às horas trabalhadas como rege o Estatuto do Magistério de nosso município.
E o concurso não vão chamar?
Minha filha da zona rural vai chegar praticamente 7 horas da noite vamo pensar um pouco na gente da fazenda, friagem nas crianças da zona rural se meu filho ficar doente vou cobrar de vocês.
Minha amiga, tem que cobrar do seu pediatra que nunca te falou que friagem, chuva não deixa ninguém gripado. Quem deixa “gripado” é vírus.
Nesse quesito espero uma posição responsável tanto da parte da secretária, quanto dos diretores das escolas,uma vez que as escolas possuem alunos da zona rural e estes chegariam que horas da nem casa?
🤔 Onde fica o direi da Criança e do adolescente ? A coordenação escolar só pensam na facilitação para eles é não das crianças uma vez que crianças na região de Ponte funda andam de 4 a 5 quilômetros para esperar o transporte escolar uma vez que não os pegam na porta , são crianças e seus direitos devem ser respeitados . Os pais vão ter que recorrer ao Ministério Público? E ao Conselho Tutelar para lembrar a administração dos direitos das crianças , e um absurdo crianças chegar a noite em suas casas., uma situação dessas e um desrespeito será que vai ter que chamar a reportagem da TV anhanguera para mostrar a realidade ? Crianças devem ser respeitadas em seus direitos . .
O CMEI , onde as mães trabalham e precisam de um suporte maior, também poderia estender o horário, nem que seja meia hora mais tarde.
O horário de entrada também poderia continuar com os 15 minutos mais cedo, para os pais que trabalham no trevo e no centro, esse horário de 7 horas, fica muito puxado.
Vcs tem q pensar antes de fazer filhos. Já engravida confiando em CMEI !
Ah pôr favor né! Nós trabalhamos é das 08hs as 18hs. Vamos rever esse horário, no CMEI… Tem muitos pais que trabalha!
Faz mais filhos confiando em CMEI !
Horário bem
Acessível, pras crianças da fazenda😳
Não gostei.
Vai ser cansativo demais para as crianças que estudam no período vespertino. Principalmente os que já tem outras atividades pós aula, como catequese, futebol, natação, balé, vão chegar em casa já na hora de dormir. 😓
Essa decisão foi horrível, revoltante. Pra cá na Caraíba, os meninos da zona Rural não tem cabimento com esse horário, por favor gente, mudem o que realmente precisa, porque nesse quesito aí ficou ridículo.
Esse horário para os alunos da tarde não da certo , vai ter aluno que mora na fazenda que vai chegar mais 19 horas da noite em casa , e os motoristas escolares vão chegar bem mais tarde em casa também .
E muita sacanagem com o próximo
Esse povo não pensou nos professores, nos pais, nos alunos e nem nos motoristas. Muitos dos motoristas mesmo vão acordar de madrugada e terminar somente a noite. Ideia muito sem noção desse povinho.
Mudar o que realmente é necessário eles não pensam não. Governo mal começou e já toma medidas sem nexo
Tanta coisa para melhorar! Não pensam nas crianças da zona rural e muito menos na saúde mental do professor
Não! Para quem pensa que essa mudança é uma Lei Federal está enganado. O que acontece é que o horário das Escolas Estaduais foi alterado e o município, devido ao fato de compartilhar o mesmo transporte, tem que se adequar. Não vejo maldade da parte de nossa Secretária nessa decisão. Mas acho que precisamos repensá-la levando em consideração que os alunos da Rede Estadual que utilizam o transporte escolar, são adolescentes (6° ANO em diante). Já no município, atendemos criancinhas até de 4 anos de idade , que saem muito cedo de suas casas (muitas ainda no escuro), e se essa proposta se concretizar, retornarão para suas casas muito tarde. Uma saída precisa ser encontrada para a problemática, se possível que não prejudique os alunos do Estado e muito menos os pequeninos do município.
Os bonitos que faz essas leis almoça na hora certa chega em casa na hora certa, agora as criancinhas chega em casa muito fora de hora Cadê os Vereador para brigar contra isso, vai dar almoço para os meninos que chega em casa 2 horas da tarde ou vai ficar rodando dentro de uma transporte passando fome passando mal, os que faz essas leis almoça tudo na hora certa, não olha só o lado de vocês Olha o lado nosso também👍
Realmente é uma decisão horrível, minha filha já chega em casa praticamente 18 horas,sair da escola as 18 vai chegar em casa depois das 19 horas, isso é uma sacanagem com as crianças…
Como sempre, para favorecer o Estado, as escolas municipais pagam o preço.
Realmente um ABSURDO! Minha filha levanta as 4 para arrumar q logo a Kombi passa. Tem dia que o lanche é um pão de queijo já estava chegando passando mal com fome e agora? Provavelmente vão vir almoçamos p casa né..
Decisão lamentável! Como país e mães estamos de braços atados 🥲
Não vejo nada demais o CMEI funcionar das 07:00 às 17:00, os pais é quem devem se adequar ao horário de funcionamento da Instituição e não a instituição ao horário dos pais.
Diante dos comentários, acredito que é preciso uma reavaliação. Marcelo é um ser humano que sabe ouvir e isto é bom.
Deve ser de conhecimento de todos que a mudança veio do governo federal, se passarem para as 07:30, por exemplo, vão ter que ser acrescida a meia hora no final.
É compreensível aos alunos do meio rural. Mas nada que um bom diálogo não resolva.
Marcelo disse que tomaria atitudes que não iriam agradar e que são necessárias, mas neste caso que não envolve Finanças, repensar a decisão é o aconselhável.
A alteração no horário escolar, que determina o início das aulas às 7h e o término às 12h05, é uma medida estabelecida pelo Governo Federal. Essa decisão foi tomada em nível nacional, visando atender a diretrizes de organização do calendário escolar e otimizar o funcionamento das instituições de ensino em todo o país.
É importante destacar que essa mudança não foi uma escolha do prefeito Marcelo ou da Secretaria Municipal de Educação Silvinha. A gestão municipal não teve envolvimento na definição dessa nova norma, que foi imposta pelo Governo Federal para todas as escolas do Brasil, com o objetivo de unificar e padronizar os horários escolares em diversas regiões.
Portanto, qualquer dúvida ou questionamento sobre a alteração no horário escolar deve ser direcionado às autoridades responsáveis a nível federal, já que o prefeito e a Secretaria de Educação não têm competência para modificar ou ajustar essa normativa.
Se é decisão nacional eu não sei. O que de fato vai acontecer, já que o atual prefeito nem sua secretária podem fazer nada, vamos acionar o ministério público até a última instância. Nossas crianças não serão prejudicadas por uma decisão que não se adequa as nossas realidades. E o pior é que só fomos avisados a poucos dias do início do ano letivo.
Se a decisão é federal, essa normativa deveria ter aviso prévio e não cair em nossas mãos da noite pro dia.
Ato de muita irresponsabilidade.
Não há mudança de horário por parte do Governo Federal. Há sim, uma alteração na carga horária do Ensino Médio, o qual é oferecido nas Escolas Estaduais. O que leva o município a se adequar. Porém, não vejo como obrigatória a alteração de horários no município pelo de serem crianças da zona rural que de certa forma estarão sendo penalizadas sem terem culpa de nada. Ainda acho que o melhor caminho seria manter diálogo e acordos entre município e diretores Estaduais para que alunos de nenhuma das redes saíssem prejudicados.
Servidores, questionaram ao prefeito, a respeito das oito horas, que os servidores de auxiliares de serviço gerais tem que cumprir, só que a maioria dos servidores tem carga horária dupla, para complementar a salário. Se tiver mesmo que trabalhar às oito horas, como que eles vão fazer?
Bom olhando o período tanto matutino como vespertino são 5hs e 5 minutos o período do aluno na escola. No período matutino não vejo motivo de mudança tanto nas escolas Municipais e estaduais. No turno Vespertino não poderia iniciar as aulas às 12:20hs não? Assim os alunos chegariam mais cedo em casa. As escolas só fariam uma pequena faxina para o turno vespertino e deixaria sim para fazer a faxina geral no final do dia. Não precisaria ficar 55minutos de intervalo e sim 15minutos. E cumpriria a carga horária estipulada. E sairia às 17:25hs e não às 18:05hs.