Um proprietário rural do município de Vianópolis, mais precisamente da região do Rio Piracanjuba, foi multado em 20 mil reais pela Prefeitura Municipal, uma vez que estava comercializando pequenas chácaras à beira daquele rio.
A multa foi aplicada, pois a lei não permite a comercialização de glebas de terras menores que 30 mil metros quadrados. Ele estava comercializando chácaras de apenas 2 mil metros quadrados.
De acordo com o Estatuto da Terra, só é possível escriturar glebas de terras a partir de 30 mil metros quadrados.
Dessa maneira, quem comprou as pequenas chácaras, não poderá receber escrituras.
O proprietário rural foi notificado e terá que desfazer a venda das glebas de terra comercializadas, uma vez que a Prefeitura fará nova fiscalização, a fim de evitar o prosseguimento do empreendimento imobiliário.
A multa e a notificação foram feitas pelo Fiscal Ambiental, Dalton de Souza, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que aproveitou a oportunidade e alertou que é proibida a venda de glebas de terras com menos de 30 mil metros quadrados.
Quem comprar não pode receber escritura e quem vender, se descoberto, será notificado pela municipalidade e terá que desfazer os negócios realizados.
Quando for comprar uma gleba de terra, segundo orienta Dalton de Souza, o interessado deve verificar documentação e a proximidade a rios e matas ciliares.
A ação da Prefeitura ocorreu após o Ministério Público enviar ofício ao Prefeito Issy Quinan Júnior, recomendando adoção de medidas socio-ambientais contra este tipo de empreendimento.
As denúncias relativas a venda de chácaras menos de 30 mil metros na zona rural podem ser feitas na Promotoria de Justiça de Vianópolis e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Infelizmente na beira piracanjuba virou comercio isso também, por que não fiscalizam, fora destruição do meio ambiente com construção as margem do rio.
Infelismente a coisa só anda através de denúncias, não existe uma extrutura fiscalizatoria para coibir vários tipos de irregularidades, se denuncia alguns são punidos outros passam em branco , e assim é o sistema infelizmente ….
Não é so na beirada do Rio Piracanjuba que estão loteando.
Calvo, rio do peixe, santa rita.
Virou partica comum.