Por Olívio Lemos, com informações/fotos de familiares e do Portal G1
No final do ano passado, o jovem vianopolino Israel Machado Brito Souza, filho do casal Ricardo Machado Souza e Walkiria de Oliveira Brito Souza, esteve nos Estados Unidos, onde, no famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, conhecido MIT, apresentou um software para aferição do sinal de frequência cardíaca e fotopletismografia utilizando duas regiões de interesse simultaneamente via webcam.
Agora, Israel Machado Brito Souza, que cursa Engenharia da Computação na PUC/GOIÁS, está participando da 11ª edição da CAMPUS PARTY, feira de tecnologia que acontece em São Paulo.
E para surpresa de muitos, o invento do jovem vianopolino atraiu a intenção de Alexandre Del Rey, investidor que deve firmar uma parceria para desenvolver o projeto de Israel.
No trabalho, são relatados avanços tecnológicos que possibilitarão melhora na captação de dados de saúde, como a frequência cardíaca e a pressão arterial, utilizando câmeras de baixo custo, sem eletrodos conectados ao corpo.
Com a análise das imagens em tempo real, é possível extrair o fluxo sanguíneo, tanto do rosto quando da mão, bastando que a pessoa fique de frente a uma webcam. A vantagem sobre os outros métodos, portanto, é não ter de colocar sensores no paciente.
Durante a apresentação do invento de Israel, um médico que estava na plateia chamou a atenção para o fato de que a tecnologia mostra dados que podem prever infartos.
Esse meu afilhado e sobrinho é orgulho para nós. Que Deus lhe proteja sempre, e essa é apenas uma das muitas vitórias que Deus preparou para você. Sucesso sempre.
Que Deus te abençoe mais ainda nessa sua jornada Israel, parabéns!