
O Prefeito Marcelo Rezende informou à nossa reportagem que a Prefeitura de Vianópolis intensificará a fiscalização e multará, se preciso for, quem jogar água servida nas ruas que estão sendo recapeadas pela Goinfra dentro do Programa Goiás em Movimento-Eixo Municípios.
É que a água servida danifica o asfalto. Os componentes químicos que existem na água que sobra da lavagem de veículos e quintais provocam estragos consideráveis no material asfáltico, o que faz com que ele se desintegre e tenha a sua vida útil reduzida.
Os trabalhos de recapeamento em Vianópolis já começaram.
A Goinfra executará os serviços de reparos de ruas e avenidas para a preparação do recebimento da capa asfáltica a ser executado por Microrrevestimento ou CBUQ.
Os serviços serão realizados de forma completa, inclusive com pintura da sinalização horizontal na nova capa asfáltica.
Marcelo Rezende pede a compreensão dos moradores a fim de evitar que o material seja desperdiçado.
Aqui no blazi tem uma pessoa que que montou um lava-jato na calçada da sua casa, e isso já vaz anos e ninguém faz nada!
Se o cara não tem condições de alugar ou compra um lugar pra fazer seu lava jato se o melhor luga foi na calçada dele deixa o cara trabalhar vcs se encômodo demais com a vida dos outros não pode trabalhar mais roubar de trabalhador pode neh
Enquanto tiver pessoas como voce que julga o trabalho alheio e se esconde atrás de perfil fake, o brasil continuará desse jeito.. deixa o cara trabalhar, esse deve ser o ganha pao dele. Espero que voce nunca tenha que passar fome pra precisar usar a sua calcada pra trabalhar
Nossa sim, o cara ainda atrapalha os vizinhos
Corretíssimo! Não tem asfalto que aguente o sabão em pó, detergente, água sanitária e sabão. Tem que multar sim! E multa pesada! Pois só doendo no bolso que esse povo vai tomar juízo.
Aqui ao lado da Mineira, vão afundar tudooo,com tanta água escorrendo diretamente na rua.
Muito bom, aqui em Vianopolis 80 % dos moradores jogam água na ruas e as lojas de comércios lavam suas lojas e deixam água empossados na frente formando crateras, acho que isso tornou-se normal .
A multa não deve ser só pelo recapeamento …asfalto não foi feito pra água servida… Muita tem quem ser toda vez que jogar….ai economiza com manutenção
Na maioria das vezes quem joga a água é quem reclama dos buracos
A Lei Federal nº 11.445/2007 estabelece diretrizes para o saneamento básico e proíbe o despejo de água servida em vias públicas.
Principais pontos da lei
Estabelece diretrizes para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico
Altera as Leis nºs 6.766/79, 8.036/90, 8.666/93, e 8.987/95
Revoga a Lei nº 6.528/78
Cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico
Despejo de água servida é crime ambiental
Despejar água servida em vias públicas é crime ambiental
Representa sérios riscos à saúde dos moradores e causa prejuízos ao município
Fabio Junior, acho q vc é o gerente da Saneago se não estou enganado, se for mesmo, todo serviço q a Saneago faz e acaba com o asfalto, depois quando faz o conserto apenas joga massa asfáltica por cima sem fazer compactação, com um curto espaço de tempo o local abaixa e faz buraco ou fica totalmente irregular o local, já q vc citou tantas leis, tem alguma q menciona fazer um serviço q preste quando danifica???
Não falo com estranho…qual seu nome ? Consigo dialogar e explicar cada situação… Pode tirar a mascara e falar sem pseudônimo?
Eu estou falando como vianopolino que sou e me identifico. No vaso da empresa a qual trabalho estou la a sua disposição… Vá la e me ajude mostrando locais citados… Garanto que caso a caso….vamos resolver…
Ou seu nome e OBSERVANDO?
Seu nome e observando?
Será que ficou claro? Que temos não só um mais vários canais de comunicação… Só somente pra pessoas reais…
Somente no primeiro semestre deste ano a Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida notificou quase 150 casos de derramamento inadequado de água servida. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 3545-5982
É muito comum ver comércios ou residências que lançam água utilizada na lavagem de roupas, louças, quintais e piso no logradouro público. Essa água, vulgarmente chamada de água servida ou esgoto, depois da utilização humana, tem suas propriedades alteradas por produtos químicos e causa danos graves à pavimentação asfáltica, mau cheiro e enfeia a cidade.
O Código de Posturas de Aparecida de Goiânia alerta sobre a proibição de despejar essa água nas vias. O artigo 10 da Lei 792 diz que é proibido “despejar sobre os logradouros públicos as águas de lavagem ou quaisquer outras águas servidas das residências ou dos estabelecimentos em geral”. O documento orienta como deve ser o descarte do líquido depois de utilizado. “Não existindo na rua a rede de esgoto, águas de lavagem ou quaisquer outras águas servidas deverão ser canalizadas pelo proprietário ou inquilino, para a fossa acaso existente no imóvel”.
Levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida mostra que de janeiro a junho deste ano quase 150 casos de derramamento inadequado de água servida foram notificados. Seis dessas notificações aconteceram somente no último dia do primeiro semestre em casas da Rua Paulo Afonso, no Jardim Veneza. A multa para quem comete a infração é de R$ 540,83 e o dobro para reincidentes.
Além dos fiscais de postura, a Regulação Urbana conta com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que também enviam denúncias do lançamento proibido da água. Mas, esse trabalho de fiscalização pode ser feito por todos os aparecidenses. De forma anônima denúncias são recebidas no telefone 3545-5982.
O secretário de Planejamento e Regulação Urbana Raul Coutinho afirma que, se não houver uma conscientização por parte da população, de nada adianta o trabalho dos fiscais. “Uma das regiões mais críticas em Aparecida é o Garavelo. Nossas equipes têm trabalhado arduamente para tentar combater, têm multado sempre que a infração é flagrante, mas também têm orientado e notificado, mas contamos com a colaboração da sociedade”.
O problema seria resolvido de forma definitiva com a implantação de saneamento básico, que é uma responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Saneago, que subdelegou a empresa BRK Ambiental para fazer as adequações necessárias em Aparecida. A Prefeitura tem cobrado agilidade da empresa que garantiu que até 2019 60% da cidade terá a cobertura do esgotamento sanitário.
Perigos da água servida
Muito além de uma questão estética e de um ambiente agradável para quem transita pela cidade, a água servida nas ruas causa prejuízo e perigo. Segundo a Diretora de obras e loteamento da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cilene Batista, a água escorrendo dia após dias durante semanas e meses causa danos irreparáveis no asfalto. “Não é preciso ser um técnico para perceber que o asfalto vai sendo destruído por conta da infiltração constante da água misturada a produtos químicos”, aponta. “O recapeamento dessas vias gera custo para o município. Um dinheiro que poderia ser investido em outras áreas”, continua.
Outro aspecto apresentado por Cilene é com relação à água empoçada, que serve como um excelente criadouro do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor de doenças graves como Dengue e febres Chikungunya, Zika e Amarela. “Não existe mais essa história de que o mosquito só se prolifera em água limpa. Agora basta ter água parada para que ali seja um possível criadouro”, alerta. …. CONVIDO A TODOS O VEREADORES VIANÓPOLINOS A FAZER UMA DESSAS AÇÕES EM Vianópolis….
Agda Maria, Marquim,João Gaúcho, Fernando Nandim, Babão, João da Farmácia , Anderson Silva, Valquiria Rodrigues e Arthur França bora mudar…
Rua cora coralina principalmente em frente a mineira e um descaso até mesmo falta de respeito mal termina de tampar buracos água já vem junto fora gasolina e óleo.
Tem que multar todos que jogam água na ruas e também os comerciantes que lavam seus estabelicimento edeixam empossados .Os mercados lojas pela manhã e uma coisa triste é feia
Lavou? Então pelo menos passam o rodo pra que não fique empossada na rua.
Solução. Os lugares acostumados a jogar água servida e causam buracos e arranca o asfalto e só a Prefeitura não recapear mais é deixar na terra e a Prefeitura publicar que está deixando os buracos porque o Cidadão não tem zelo com sua por e joga água servida sem respeito algum, quando esse Cidadão sentir o drama ele vai respeitar. , além do mais tem que ter um fiscal sério e atuante que faça valer a lei independente do chamado dodoi da pulitica companheiro político ajuda a zelar não destruir .. Prefeito coloca um fiscal na rua trabalhando .