O Governo de Vianópolis firmou parceria com a empresa Belo Monte Transmissora de Energia que, por ter feito investimentos de âmbito ambiental em nosso município, omprometeu-se a arcar com os gastos de elaboração do Plano Diretor de nosso município.
Para tanto, foi contratado o Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental, de Belém do Pará.
O instituto ficará responsável pela elaboração do Plano Diretor, de grande importância para o município.
Em Vianópolis, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico é a responsável pela coordenação da elaboração do Plano Diretor.
Segundo o Secretário Samuel Cotrim, o plano será a principal lei do município que tratará da organização e ocupação de seu território.
Mais do que isso, acrescenta Samuel, no Estatuto da Cidade, o Plano Diretor é resultado de um processo dinâmico e participativo que mobiliza o conjunto da sociedade, todos os segmentos, para discutir e estabelecer um pacto sobre o projeto de desenvolvimento do município. Ou seja, é um conjunto de ações que devem ser promovidas pela municipalidade para os próximos 10 anos, no sentido de garantir que todos os cidadãos tenham acesso à moradia, ao saneamento básico, ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
Em breve, diversas audiências públicas serão realizadas na cidade de Vianópolis, assim como na zona rural e localidades de Ponte Funda, Adelinópolis e Caraíba.