Por Olívio Lemos, com imagem retirada do blog Olhar Cidadão Silvaniense
Uma briga de jovens que teve a participação de alunos de um estabelecimento de ensino, ocorrida recentemente, assim como a apreensão de um aluno que estava em posse de um facão na porta de um colégio de Vianópolis, além de reclamações de diretores e professores, levaram o Comando do 2º Pelotão da Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social a realizarem trabalho de prevenção nas escolas do município de Vianópolis contra violência e melhoria na convivência no ambiente escolar.
Vindas de professores e diretores, as reclamações são muitas quanto à conduta de alunos que não respeitam as regras das escolas, assim como não tem boa convivência com seus colegas e sempre estão entrando em conflito com professores e diretores.
O Tenente Souza Filho, Comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Vianópolis, está ministrando palestras em escolas do nosso município e levando ao conhecimento de pais de alunos que as autoridades policiais vão interferir fortemente e não permitirão ações fora da lei.
O Tenente tem sido enfático em sua fala de que as autoridades policiais não irão tolerar abusos por parte de alunos que contribuem para estabelecer a insegurança, desordem e indisciplina, atrapalhando os trabalhos de professores, diretores e colegas nos estabelecimentos de ensino de nosso município.
Diante do recebimento de reclamações de alunos que, ao saírem das escolas, estão cometendo atos em desrespeito às leis, o Tenente Souza Filho disse que todas as reclamações serão levadas ao conhecimento do Conselho Tutelar e Ministério Público, no caso de menor, e, se forem alunos com idade acima de 18 anos, os casos serão levados ao conhecimento do Delegado de Polícia, a fim de que providências sejam tomadas e os transgressores apreendidos ou presos pela polícia.
Recentemente, a pedido da direção, o Tenente Souza Filho ministrou palestra para pais de alunos na Escola Municipal Antônio de Araújo Moraes, da Localidade de Ponte Funda.
Na ocasião, ele estava acompanhado da Presidente do CONSEGS (Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social), Dirce Alves.
Poderia também tomar providencias incluindo no pacote de segurança. a coibição de Usuários de drogas nas imediações da estação ferroviária, de dia com pleno solão quente e sem nem preocupar se tem alguém vendo ou não que trabalham nos órgãos Municipais estalados na Estação…. É UMA VERGONHA NESTA REGIÃO POIS É NO CENTRO DA CIDADE, e mais o cartão postal de Vianópolis Estação Ferroviária patrimônio Cultural da cidade… é ponto de usuários, desocupados e menores que burlam aulas, e ficam no seu entorno é uma vergonhaaaaaaaaaaaaaa……………..
Parabéns para PM, CONSEGS E ESCOLA por tomarem essa iniciativa e fazerem esse trabalho. Pais conscientes é que fazem a diferença na educação de seus filhos.