Pais de crianças de um berçário de Vianópolis entraram em contato com a nossa reportagem e solicitaram a publicação de uma matéria mostrando o descontentamento com a divulgação de fotos e vídeos em que estão seus filhos.
Segundo os pais, eles não autorizaram a exposição de seus filhos em qualquer rede social, aplicativo de mensagem, programa de televisão ou site de notícias. Eles lembram que a divulgação de fotos de crianças sem autorização expressa dos pais ou responsáveis é crime, uma vez que o direito à privacidade e imagem é inviolável e assegurado pela Constituição Federal e, neste caso, pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Dessa maneira, as pessoas que compartilharam vídeos e fotos podem ser processadas nos termos da lei.
Compreendo que a exposição tanto de adultos quanto de crianças se autorização é grave, porém, diante dessa situação, onde as pessoas estão indgnadas com as agressões presentes no vídeo, é muita hipocrisia. Pode não ter sido com o filho de nenhum deles, naquele momento, mas quem garante que outras agressões já não foram feitas, até mesmo com os filhos desses “pais”, que estão tapando os olhos pra esse tipo de comportamento, e que é inadimissível.
De duas, uma, ou esses pais são muito hipócritas, ou eles compactuam com esse tipo de comportamento.
Larissa eu te apoio totalmente, muita hipocrisia!!!
Que pais estão tapando os olhos? Vc viu alguém defendendo a atitude dela? Diante da descoberta de uma coisa tão séria, as imagens deveriam ter sido levadas diretamente ao delgado de polícia, promotor de justiça ou conselho tutelar e não para o blogueiro indignado postar no Instagram.
Evitar a exposição de desnecessária de menores não tem nada a ver com investigação de maus tratos.
Indignação eu como mãe e a vó eu tenho porque um pai e uma mãe corrigir seus filhos é permitido mas os outros vim agredir crianças que estão lá para se cuidadas por essas pessoas que os pais confiaram o bem mais precioso que eles têm nessas pessoas eu fico imaginando como não deve estar sentindo esses pais não sou uma pessoa estudada não tenho nenhum tipo de curso mas responsabilidade e respeito eu sempre tive com qualquer pessoa que fica aos meus cuidados quem me conhece sabe
Pessoas que presenciem atos de violência contra criança ou adolescente e deixem de comunicar o fato imediatamente ao conselho tutelar ou à autoridade policial poderão responder por crime de omissão de socorro. Se for servidor público, poderá responder pelo crime de prevaricação e por ato de improbidade administrativa, ao menos que esse Pai, não tenha se preocupado com a saúde física e mental de seu filho (a), a algo estranho nisso; pois a divulgação do vídeo por parte de todos foi justamente chegar aos país das crianças, para que os mesmos tomem as devidas questões legais, e a única exposição ali registrada, são das “professoras” (se é que podemos chama-las assim), então, ou esse Pai é omisso, ou a preocupação dele seria outra, menos a de expor as crianças; que são vítimas desta triste história; acredito que deveriam investigar melhor este Pai, pois aí tem coisa;
A propósito, o vídeos está em todos os jornais, mas Pai, não se preocupe, o famoso, não é seu filho e sim as queridas cuidadoras deles;
Larissa postar imagens de criança e adolescentes sem autorização É CRIME, portanto indignadas ou não as pessoas não tem direito de postar. Exitem outras forma de defender essas crianças. E te garanto não é expondo mais.
Realmente quem tem que tomar providências para que isso não venham acontecer mais com criança é os pais juntos com o concelho tutelar e as demais autoridades, nada de expor as crianças nas redes sociais. E muito triste vê uma situação dessa com as crianças que não sabem nem se defender, que todos os dias ter que sair de suas casa para irem ficar num lugar sendo mal tratadas, os pais sem saber do que estavam acontecendo tendo que levar seus filhos para um ambiente onde estavam sendo judiados. Hoje contamos com uma creche municipal onde não atende a toda a população de Vianopolis, então cabem o prefeito rever isso e abrir mais uma creche para que os pais possam deixar os filhos com mais segurança para ir trabalhar… Agora a respeito dessa dona desse berçário tem que ser punida. Além de cobrar caro para cuidar das crianças, não cuida direito. Na verdade tem que fechar esse estabelecimento.
Eu na minha humilde opinião as pessoas que expôs esses vídeos não quis expor as crianças e sim um crime que estava acontecendo com elas
Concordo Larissa, é 8 ou 80
Só ir lá e matricular então pra o ano que se inicia então…
Bobo é a gente que ainda toma as dores, deixa então se virarem…
Tá aberta a matrícula p o ano de 2023 matriculem seus filhos lá de novo!
Vdd, viu, muitos pais não estão nem aí para os seus filhos, prefere por num lugar desse sem preocupar se vão ser cuidado ou não, pensam somente no dinheiro. Não sei nem pq põe filhos no mundo. AFF.
Acho que é necessário esclarecer melhor a todos que estão comentando aqui nessa postagem.
Meu filho aparece nos vídeos e é uma das crianças agredidas.
O intuito dessa nota não é impedir a investigação de nada, mas sim que parem de divulgar o ROSTO das crianças de forma desmedida nas redes sociais. Tal exposição agrava ainda mais uma situação que já é difícil de passar.
Os fatos devem ser levados à autoridade competente para apuração, como já está sendo feito.
Peço a compreensão e empatia de todos, pois a situação é muito difícil e certas palavras complicam ainda mais.
Andressa, você está correta. Entendo seu lado….
As imagens das crianças devem ser preservadas.
Os vídeos demonstram uma falta de carinho e zelo por parte da Dona do Berçário para com as crianças, que deve responder pelo seus atos. Agora, sair divulgando à todos os grupos, redes sociais indiscriminadamente, expoem ainda mais essas crianças, e SIM, quem tem q ZELAR são os PAIS!!!
Mas não se esqueçam: Internet é terra de ninguém, aguçar o ódio contra o próximo, só prejudica, precisamos nos conter. A justiça deve ser feita por quem cabe fazê-la…
Não digo que as pessoas não devam se manifestar, devem sim!! Agora, o excesso a qual estão fazendo isso, está passando um pouco dos limites.
Penso que se não tivesse havido esta exposição, nada seria feito. Estariam empurrando com a barriga, como sempre acontece. Existem malas que vem para o bem ( infelizmente).
Penso que os pais não estão errados em pedir que parem de compartilhar vídeos que aparecem as crianças, isso não é defender a dona do berçário, até porque os vídeos falam por si só. Outra coisa que me deixa muito indignado é esses “blogueirinhos” querendo se aparecer com a desgraça alheia, quanta maldade! Bastava pegar os vídeos os relatos dos pais encaminhar ao conselho tutelar, a polícia, enfim
Como tem gente venenosa com a língua
Eu tmb n sei pq n poder divulgar, começando pelo berçário, sendo que foram eles que iniciou essa divulgação, tmb concordo que se n fosse isso nada teria sido feito, pois está em todas as redes sociais em jornais, então se os pais estão achando ruim 2023 está aí é só ir lá e matricular e boa sorte.
eu só tenho uma pergunta…
A dona do berçário pediu a autorização dos pais para gravar vídeos e divulgar as imagens das crianças?
Caso ela não tenha essa autorização, o crime de exposição dos menores também deve ser somado ao crime de agressão, pois foram os próprios funcionários do berçário que gravaram e divulgaram as imagens.
Foram elas mesmas que colocaram a corda no pescoço, não adianta os pais ficarem revoltados com quem divulgou para que chegassem as autoridades responsáveis em resolver o problema.
Acho que muitas vezes as pessoas leem e não entendem, ou pior, entendem e distorcem de acordo com sua conveniência. Em momento algum vi alguém defendendo as pessoas do berçário, vi defendendo as crianças. Eu como pai não gostaria de forma alguma ver imagens de meus filhos correndo as redes ligadas a esse tipo de coisa. As redes sociais estão cheias de senhores da lei que quando vão comentar alguma coisa ou destilar coisas ruins, usam perfis falsos ou anônimos, isso mostra muito o q são as redes sociais e pessoas.
teve um rapaz aqui de Vianópolis que tirou print amostrando os rosto de várias crianças e também chamou uma das funcionárias de vaca
Quem disse que nada seria feito? Você? Alguém que lhe é próximo está diretamente envolvido na história?
As providências legais seriam tomadas pelos pais e responsáveis,independente dessa exposição excessiva das imagens, muitas vezes sem borrar o rosto das crianças.
Internet já foi terra-sem-lei mas já não é mais.
Expor outrem sem consentimento é crime e ponto, não cabe discussão quanto a isso, independente da sua opinião.