O Promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira que mesmo tendo assumido o cargo de Coordenador da Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor do Ministério Público de Goiás em Goiânia, era o Promotor Titular de Vianópolis, vai assumir a Promotoria de Justiça de Abadiânia.
Lucas César assumiu a Promotoria de Justiça de nossa cidade no dia 22 de novembro de 2016, ou seja, são mais de 7 anos no cargo como titular.
Foi Lucas César que decidiu pela vaga de Abadiânia para ficar mais perto da família, que reside em Anápolis.
LEIA, ABAIXO, NOTA ENVIADA À NOSSA REPORTAGEM PELO PROMOTOR LUCAS CÉSAR COSTA FERREIRA:
Olívio, hoje escrevo em tom de despedida.
Foram quase 7 (sete) anos efetivos representando o Ministério Público em Vianópolis. Quando cheguei em Vianópolis em 2016 acabei me deparando com diversas complexidades, principalmente no enfrentamento à criminalidade, já que a cidade estava destituída de promotor de Justiça titular há 5 (cinco) anos.
Os infindáveis processos criminais acabaram consumindo boa parte do meu tempo, mas não é essa a memória difícil que levarei de Vianópolis.
O cidadão vianopolino é único.
O jeito simples e interessado, somado ao modo absolutamente acolhedor, deixa forasteiros como eu bastante à vontade na cidade.
Foram histórias e mais histórias que eu ouvi em meu gabinete que me fizeram, dia após dia, ser conquistado por esse povo.
Em uma de minhas memórias, lembro-me do seu Carlos, um idoso e deficiente visual que saía desacompanhado de sua casa e chegava – sozinho! – na Promotoria de Justiça querendo sempre conversar comigo.
Quando o atendia, a demanda era sempre a mesma.
O seu Carlos era inconformado porque a sua amada não aceitava se casar e queria que eu intervisse para assegurar a união.
Lembro ainda quando visitei a sua residência e conheci a sua amada, que ratificou que não queria mesmo se casar.
No entanto, o que me marcou foi o sorriso que o seu Carlos esboçou quando entrei em sua casa e disse a mim: “nossa, o promotor está em minha casa”.
Recordo-me ainda das distribuições de presentes que fizemos no Natal solidário promovido pelo Roberto, em que visitei as casas de várias crianças, cuja desconfiança pela minha presença só era superada com a entrega dos presentes.
A solidariedade é uma característica evidente na sociedade vianopolina e eu aprendi muito com isso.
E a minha experiência profissional mais marcante também me vem à memória.
A amostra cultural. Uma ideia que nasceu em um projeto simples do Ministério Público, mas que, com a força e dedicação das professoras da rede de ensino público municipal e das servidoras Ravene e Jamilly, se transformou em uma noite especial nas imediações da magnífica estrada de ferro de nossa cidade.
Foram centenas de pessoas que experimentaram apresentações de dança de crianças matriculadas na rede de ensino municipal.
Uma noite inesquecível para os pais e para o promotor de Justiça.
São inúmeras situações como essas que vivi em Vianópolis e que jamais esquecerei.
Para além de um promotor que atua em processos, Vianópolis permitiu o meu convívio e relacionamento com pessoas extremamente especiais, que fazem Vianópolis grande e única. Como gosto de dizer, a verdadeira capital da estrada de ferro!
Achei, assim, que não conseguiria me despedir de um ambiente tão acolhedor e querido, mas questões pessoais impuseram a minha saída.
Fiz alguns inimigos, mas principalmente grandes amigos.
Não queria aqui mencionar todos para não correr o risco de esquecer alguém. Sintam-se, porém, todos abraçados fortemente.
Sou muito grato a Deus pela vida de vocês.
Vianópolis, muito obrigado!!
Lucas César Costa Ferreira
Promotor de Justiça
Vai com Deus !!!!!!
Obrigada Dr. Lucas pelo trabalho aqui realizado e pelo tempo dedicado a nossa querida Vianópolis.
Sua decisão é justa e compreensível, já que a família é nosso bem maior! Sucesso em sua nova empreitada.
Será sempre bem vindo com sua família à nossa cidade!
Gratidão, Dr Lucas,juntamente com a Doutora Jamily, por todo empenho para efetivação da autonomia do Lar dos idosos. Como profissional e autoridade competente, sua participação deixou um legado ímpar naquela instituição. Desejo muito sucesso em sua nova missão, e muitas alegrias junto a sua família. Que o filho de vocês cresça em estatura, sabedoria e graças.
Muito obrigado aos relevantes serviços prestados ao nosso povo, com toda certeza o senhor fez muito mais do que o cargo lhe impõe. Os vianopolinos de bem sentirão sua falta! E não será um adeus, como o sr é um vianopolino lhe digo “até breve”