Acompanhado dos secretários Carlos de Souza Lobo, da Educação, e de Samuel Cotrim, do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, o vereador Cleydson Mascarenhas, na data de ontem, 14, em Goiânia, fez a entrega ao diretor técnico do Detran de Goiás, João Balestra, de ofício assinado pelo prefeito Issy Quinan Júnior, no qual o município solicita que esse órgão realize um minucioso estudo para ver a necessidade de mudanças no trânsito do setor central de Vianópolis.
O ofício é resultado de um requerimento apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Cleydson Mascarenhas, após realizar pesquisa junto a moradores e comerciantes.
A grande maioria das pessoas ouvidas deseja mudanças no trânsito da área central, buscando melhoria na trafegabilidade de veículos e pedestres.
Além do pedido para a realização de estudos no trânsito de Vianópolis, o município quer que o Detran desenvolva programas nas áreas de educação de trânsito nas escolas municipais e estaduais, e direcionados aos motoristas.
O crescimento desordenado compromete o transito e a qualidade de vida dos moradores. Não adianta discutirmos os problemas se não chegarmos a um consenso e encontrarmos a solução para os mesmos. Ainda a tempo para repensarmos Vianópolis e planejá-la de forma estratégica objetivando garantir um crescimento harmonioso e sustentável.
A enquete deveria ser a seguinte: Qual o tipo de cidade que queremos? Podemos tomar como modelo algumas cidades brasileiras que são consideradas planejadas como Salvador, Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas, Curitiba.
Definido o modelo de crescimento que a população deseja é hora de aprovar o plano diretor e o zoneamento urbano que se bem fiscalizado garantira que a cidade crescera de acordo com o planejado.
Arrumar o que esta errado é possível, porem bem mais difícil que estabelecer normas para se fazer o certo. Que tal pensarmos nas exigências para aprovação de novos parcelamentos do solo em Vianópolis. Pensarmos no sentido do transito, largura das ruas e avenidas, Locais dos equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde, postos de segurança, áreas verdes, arborização, estacionamentos etc.”