O Ministério Público Federal divulgou o ranking nacional dos Portais de Transparência de todos os estados e municípios brasileiros com relação aos gastos públicos.
Considerando a pontuação de 0 a 10, o município de Vianópolis ocupa a 216ª posição e é o pior da nossa região, tendo ficado com nota 1,80.
O levantamento foi realizado com o objetivo de verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei, em vigor desde 2009, que obriga a publicação, na interne,t de todas as receitas e despesas, além de licitações e dos contratos firmados pelo poder público.
Também foi analisado se os municípios e governos estaduais estão cumprindo a lei de acesso à informação, que está valendo há mais de 3 anos.
A pesquisa nos sites de prefeituras e governos estaduais foi feita entre 8 de setembro e 9 de outubro deste ano.
Foram atribuídas notas de 0 a 10 para site. Zero significa nenhuma transparência e dez significa transparência máxima.
Segundo o Ministério Público Federal, o levantamento atingiu 100% dos 5.568 municípios brasileiros, 26 Estados e o Distrito Federal, e foi feito a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.
Verificando os dados divulgados pelo Ministério Público Federal de cinco municípios da nossa região (Vianópolis, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia e São Miguel do Passa Quatro), o nosso município é o pior.
São Miguel do Passa Quatro é o melhor, aparecendo na 82ª posição com nota 5, vindo depois Bonfinópolis na posição de número 136; Orizona na posição de número 157; Silvânia na posição de número 183 e Vianópolis na posição de número 216.
Já o estado de Goiás ficou na 15ª posição dentre os Estados brasileiros e o Distrito Federal. A nota atribuída a Goiás foi 6,8 pontos.
O ranking nacional dos portais de transparência dos estados e municípios pode ser conferido no seguinte endereço na rede mundial de computadores: www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br
Se fosse na época do Silvio do maracuja estaríamos em último lugar no rankim nacional kkkkkkkk