Uma moradora de Vianópolis procurou nossa reportagem solicitando que uma matéria fosse feita sobre a saída de alunos das escolas de nossa cidade, uma vez que ela presenciou diversos problemas que estão comprometendo a segurança dos estudantes e de outras pessoas no trânsito da cidade. Ela relatou que muitos alunos andam no meio da rua, estando expostos a acidentes e provocando problemas para condutores de veículos trafegarem com normalidade pelas ruas, sem correr o risco de atropelar uma pessoa.
A moradora também verificou que muitos alunos empinam suas bicicletas no caminho da escola, podendo, a qualquer momento, se envolver em acidentes com pessoas e veículos.
Segundo a moradora, as escolas deveriam orientar os alunos para usarem as calçadas com a finalidade de evitar que fiquem expostos a acidentes. Também, diz ela, os pais devem orientar seus filhos que no caminho da escola procurem tomar medidas de segurança, a fim de evitar que se envolvam em acidente.
A moradora deu algumas sugestões para as diretoras das escolas de nossa cidade na montagem de uma logística na entrada e saída de alunos, que, normalmente, significa correrias, excesso de alunos na porta da escola ou na hora de entrar e sair dos veículos que fazem o transporte escolar.
As sugestões apresentadas por ela, foram estas: realizar reuniões com pais e orientar sobre medidas de segurança de seus filhos no caminho da escola; para evitar congestionamento na porta das escolas, criar horários diferentes de saída para cada turma e solicitar apoio da Polícia Militar no sentido de realizar palestras com orientações de trânsito.
Segundo a moradora, se não forem tomadas medidas urgentes, acidentes vão acontecer, pois a saída de alunos das escolas de Vianópolis é um verdadeiro caos.
Pura verdade,
Os alunos transitam pela rua como se fossem os únicos que podem utilizá-la, além de se acharem imortais.
Os que estão a pé vão pelo meio da rua em grupos e simplesmente não saem quando vem um veículo, isso mesmo, simplesmente ficam ocupando toda a via mesmo vendo um carro transitando pela rua.
Os que são ciclistas realizam manobras completamente incompatíveis com o trânsito, podendo causar acidentes que os levem a ter sérios danos físicos e também danos materiais a terceiros. Sem contar que quando estão em grupo também ficam no meio da rua impedindo o trânsito em todos os sentidos.
Cabe aos pais orientar.
Verdade ótimas sugestões ,mais um dos maiores problemas é que muitos pais mandam seus filhos pra escola e esquecem que eles existem, não procuram saber o que eles estão fazendo, acho que ensinar é papel da escola agora educar tem ser em casa , papel dos pais coisa que pouco ta acontecendo…
Reclama pro daram
Sem contar que são sem educação, se vc buzina te xingam dos palavrões mais horríveis possíveis. Na semanas passada pensei que iam até me bater por ter pedido para saírem da rua.
Liguei falei com o policial sobre essa situação e o mesmo me disse que hj em dia está difícil essa questão, pq os adolescentes não aceitam serem repreendidos, e às vezes a ação da polícia na porta das escolas é vista como uma forma de opressão aos direitos da criança e adolescente.
Então que os conselheiros tutelares passem a ir nas portas das escolas pra verem a baderna que é.
Bom dia Concordo plenamente infelizmente muito dos alunos não entenderam o trajeto ao sair do colégio infelizmente eles também não obedecem os regulamentos eles são grandinhos e sabem muito bem os perigos de uma rua, ao sair do colégio , penso que não é só culpa do colégio exatamente como colega falou tem que entrar com todos os recursos, mas infelizmente os jovens de hoje não mais obedecem nem os pais e nem mesmo as diretoras dos colégios , não devemos generalizar todos os lados mas com certeza devemos tomar as devidas alternativas e sempre os pais falarem com seus filhos a respeito de suas saídas aos colégios pois a sua vida vale muito.
Aqui próximo do lar dos idosos terça-feira dessa semana um aluno fazendo graça de bicicleta caiu na rua. Só não aconteceu algo pior pois o motorista do ônibus escolar anda devagar e no meio da rua. Assim não o atropelou.
Aproveitando a matéria aqui para relatar também os alunos que indo para escola sentido Blazi até o Lago, pela aquela avenida de baixo, eles simplesmente andam de turma, um do lado do outro e também não sai do lugar qdo vc esta indo e ainda faz graça de empurrar o colega para meio da avenida.
Se tiver oportunidade quero até fotografar.
Se acontece algo, o problema é
de quem???
Eles anda no meio da br os carros e moto tem que desviar para não bater, quando não tem que brigar para sair da rua.
Ótima sugestão da Vianopolina
Como se isso fosse exclusividade dos alunos. Fala sério, quem nunca pegou um folgado no meio da rua, ou um ciclista na contramão aí?? Isso aí acontece todas as horas, todos os dias. Pessoal tá pegando demais no pé da meninada aqui, e já tem um tempo.
Na verdade o trânsito aqui em vps está um caos a tempos e com retorno das aulas piorou a situação.
O que tem de gente sem noção não é brincadeira,dirigem como se estivessem num momento de lazer, além de q nas vias de mão única, tem os q trafegam no contra (famoso jeitinho),os q estacionam e saem dar uma seta ou esperar sua vez ( ligam o carro e saem, se vira o q está na via), além dos pedestres, motoqueiros, amigos conversando um ao lado do outro dentro dos carros, cachorros, buracos, e por aí vai….
É URGENTE q o poder público, câmara de vereadores ( deixando de mofar lá dentro) criem (aplique) normas, leis,estratégias sérias e seguras para q tenhamos um trânsito de respeito e qualidade dentro da nossa cidade, afinal estamos na cidade da gente, cidade inteligente. Infelizmente sem fiscalização, (aí se faz necessário um agente de trânsito), pouco se resolve. Se tivesse multas aplicadas, quem sabe…
Oswaldo, concordo com você. Só reforço que, quando solicitado, a meninada podia sair do meio da rua, pelo menos para o carro de quem pediu, passar! Simples…
Se até vaca e o boi saem do rumo quando você buzina, e por que não essa molecada?!
Será que eles são mais burros que o gado da estrada de chão? Fica aí a pergunta..
A educação teria que começar com os motoristas do transporte escolar que fazem uma zona na porta da escola. Orientação e preventiva de conduta dos alunos estão sendo feitas todo momento nas Unidades escolares. Responsáveis teria que começar a buscar seus filhos para realmente ver o que eles aprontam. Outra medida que surtia muito efeito era os policiais fazendo ronda no final das aulas. 😊😊
Aqui próximo do lar dos idosos terça-feira dessa semana um aluno fazendo graça de bicicleta caiu na rua. Só não aconteceu algo pior pois o motorista do ônibus escolar anda devagar e no meio da rua. Assim não o atropelou.
Concordo com a cidadã preocupada. Sou mulher e um dia uma turma tds lado a lado e com o carro devagar atrás esperei que saíssem e como não saíram aí pedi pra sairem pra passar com o carro dois adolescentes começaram a bater no carro e gritarem xingamentos fiquei com medo. Ainda bem que em tds as ruas tem câmera pq se o pior acontecer tem como ir atrás. Fora as pessoas de bicicleta e à pé na contramão. Melhor dirigir em Gyn que Vps. Que os pais os corrigem, mas nos dias de hj acho que até os pais tem medo deles pq não souberam criar os filhos pq já presenciei pais calando pra seus filhos. Mas isso não é pra tds não podemos tb generalizar. E os próprios adolescentes se conscientizem que estão errados e podem sofrer acidentes.
Pois é, acho que um cidadão do bem e cristão deveria dar um “Pedala Robinho” na orelha dum animal desse que ousasse bater no seu carro.
O que não se aprende em casa, o mundo ensina! E quando esses “valentões” “di menor” fizerem 18 anos e forem responsáveis pelos seus atos, a vida vai cobrar deles.
Já fui adolescente também e como vejo diferença da minha geração para esta hoje. Ahh como tem diferença!! Apanhavamos do meu pai, que Deus infelizmente já o levou, mas agradeço demais a Deus por ter uma coisa chamada EDUCAÇÃO E GENTILEZA. Muito diferente desses animais (ouso chama-los assim pois é exatamente como tais que esses adolescentes não-educados se comportam).
O trAnsporte escolar do bairro sao vicente tambem ta um caos em respeito a lotacao questao de horarios etc as vezes leva em pe outras deixam os alunos pra tras.Precisa d e uma organizacao melhor !sempre falam q vai solucionar e nao resolve nada!
Eu evito passar nas ruas das escolas nos horarios que liberam os alunos justamente por conta da criançada, tenho criança e me preocupo muito com a segurança deles, e pelo fato de terem ficado tanto tempo sem sair nas ruas assim, estão meio confusos ainda, tudo esta se fazendo novo pra eles, so usarmos o bom senso, e lembrem-se, São nossas crianças!!!
Daqui a pouco respirar vai ser motivo de reclamação! Afff
É verdade que eles andam no meio da rua atrapalhando o trânsito. Mas vcs já deram uma olhada nas calçadas? Impossível andar em cima de entulhos e matérias de construção.
Concordo, mais depois de quantos anos essa moradora veio reclamar né, a quantos anos isso acontece e n muda nunca, além de falar que tem um bando de sem educação que coloca o carro em cima da calçadas, e vcs acham que agente vai passar por onde?em cima dos carros? Além das calçadas de vianopolis n serem boas, são cheias de buracos, e vivem cheias de lixos, e vcs acham que agente tem que passar por onde? ÓBVIO que e pela rua, e concordo sim, que tem um bando de menino que fica empinando bicicleta na rua, mais isso n acontece só com alunos, outras pessoas tbm fazem isso, nossa pq focam tanto assim na gente? Sei que e para cuidar,mais msm assim n generalizem.