No maior pente-fino já realizado em toda a história do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário encontrou inconsistências em 1 milhão e 100 mil dos cerca de 13 milhões e 900 mil benefícios pagos pelo Governo Federal.
O resultado se deve ao aprimoramento dos mecanismos de controle do programa, que teve a sua base de dados ampliada para verificação permanente da renda das famílias.
Após o pente-fino, o Ministério determinou o cancelamento de 469 mil benefícios e o bloqueio de 654 mil em todo o país. Em todos os casos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa.
O Ministro Osmar Terra disse que, pela importância do programa, o governo não pode permitir sua contaminação. Ele afirmou que deve receber quem realmente necessita.
Osmar Terra informou que a partir de agora serão realizadas verificações mensais para identificar eventuais fraudes no cadastro do programa. O objetivo, explica ele, é separar o joio do trigo: quem precisa, terá acesso ao programa.
Em Vianópolis, segundo dados divulgados na última sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, 49 famílias foram atingidas pelo pente-fino realizado. São trinta e quatro famílias que tiveram seus benefícios bloqueados e 15 que tiveram seus benefícios cancelados pelo Governo Federal.
As famílias que tiveram os repasses bloqueados devem procurar a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social para comprovar que estão dentro das regras do programa. Quem não fizer a comprovação, terá o beneficio cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.