Na data de ontem, 17/07, a Justiça Eleitoral da 31ª Zona de Silvânia impugnou a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Vianópolis.
A decisão foi tomada pelo Juiz Adenito Francisco Mariano Júnior, determinando a imediata suspensão da divulgação do levantamento, realizado pelo Lupa Instituto de Pesquisa.
A denúncia contra a pesquisa foi formalizada pelo partido União Brasil Vianópolis. Segundo a representação, a pesquisa não seguiu os meios legais, não apresentando informações claras sobre a origem dos recursos utilizados, por meio de notas fiscais.
Além disso, o valor atribuído aos trabalhos de campo, que incluíam deslocamentos, coleta, supervisão e contraprova, com um total de 372 entrevistas, foi considerado suspeitamente baixo.
Outro ponto levantado foi a realização da pesquisa por conta própria, sem finalidade comercial, apenas para divulgação.
Após a decisão da justiça, a direção da Lupa Instituto de Pesquisa divulgou nota informando que forças políticas estão tentando impedir a divulgação da pesquisa realizada com transparência e precisão científica. Além do mais, afirma que tomará providências jurídicas cabíveis para que os dados da pesquisa sejam divulgados em breve.
Por fim, a nota diz que o Lupa se mantém firme em seu propósito de proporcionar informações de qualidade, independentemente de quaisquer pressões externas.
Confira a nota completa do Instituto Lupa Pesquisas:
À população de Vianópolis e aos interessados,
O Instituto Lupa Pesquisas vem a público esclarecer a respeito de recente pesquisa eleitoral realizada em Vianópolis, Goiás.
Nosso compromisso com a lisura e a credibilidade é inegociável, e estamos cientes das especulações e questionamentos que têm circulado acerca da nossa metodologia e independência.
Com uma trajetória consolidada há muitos anos no mercado, o Instituto Lupa Pesquisas sempre pautou suas atividades pela ética, transparência e precisão científica. Nossas pesquisas são conduzidas por equipes qualificadas e seguem rigorosos critérios metodológicos, garantindo resultados confiáveis e imparciais.
Referente à pesquisa eleitoral em Vianópolis, reconhecemos que forças políticas têm tentado questionar e atrasar a divulgação dos resultados por razões que fogem ao âmbito técnico e científico. Por certo, o instituto irá tomar as providências jurídicas cabíveis para que o levantamento seja publicado.
Reiteramos nosso compromisso com a verdade e com o direito da população de ser devidamente informada. A pesquisa será publicada em breve, com os dados completos e análises detalhadas, proporcionando uma visão clara e autêntica do cenário eleitoral atual. Nos mantemos firmes em nosso propósito de proporcionar informações de qualidade, independentemente de quaisquer pressões externas.
Agradecemos a confiança de todos que reconhecem e valorizam nosso trabalho. Seguimos atuando com transparência e compromisso para contribuir com o fortalecimento da democracia e da participação cidadã.
Essas pesquisas na maioria são manipuladas e beneficia quem tá pagando , na minha opinião tem que acabar com isso mesmo , chega de fake News .A democracia deve ser transparente e livre de informações manipuladas e tendenciosos