Por Olívio Lemos, com informações do Jornal O POPULAR – Jornalista Rubens Salomão
De acordo com matéria divulgada pelo jornal O POPULAR, baseado em dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional, consolidados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), o Estado de Goiás tem 65% das prefeituras no vermelho, registrando índice de endividamento superior ao da média nacional que foi de 51%.
Em comparação a 2022, o número de municípios com despesas maiores que as receitas no Estado de Goiás sofreu elevação intensa. Só até a metade do ano passado, 7% das cidades estavam no vermelho, sendo que agora o índice subiu para 65%.
O principal fator para o aumento das dívidas foi a alta nas despesas, que não foi acompanhada pela atualização das receitas, principalmente os repasses estaduais e federais.
E os municípios menores sentem impacto mais direto, já que não têm arrecadação própria para fazer frente às contas.
Em Goiás, 80% dos municípios são caracterizados como de pequeno porte.
O Presidente da FGM, Haroldo Naves, disse que a situação é preocupante e uma medida emergencial seria a aprovação da PEC 25/2022, que resultaria em aumento de 1,5% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) referente ao mês de março e incremento de 414 milhões de reais nos cofres dos municípios goianos.
Haroldo Naves disse que há muitos prefeitos preocupados e focados em fechar as contas para evitar futuros problemas na Justiça.
Vianópolis tá muito tranquilo deve ter dinheiro sobrando a rodo… O que tem de camiseta azul zanzando na Cidade é só da uma voltinha e ver que a Mata de da Cidade é funcionário da prefeitura e gente com camiseta de funcionário da prefeitura pra todo lado, fora o Secretariado que não usa uniforme mas é um punhado tem secretário do secretário é assim por diante deve de ter dinheiro a rodo meu povo … Né pbrema não viu …..
Cidadão! Pensei o mesmo.
É maravilhoso ver pais e mães de famílias, trabalhando com dignidade e garantindo o sustento do dia a dia!
Lógico que vai ficar no vermelho, fica embolsando o dinheiro da cidade
Dinheiro jogado fora é as das varredeiras da rua da vila michele e parece que a vassoura tá pesada para elas porque o serviço não rende, elas varrem que não sai do lugar só pra chegar logo o horário de ir embora e também param para fofocar toma café fuma cigarro, cadê os responsáveis por isso, reclamo porque tem dinheiro meu estou pagando o salário delas, e se não trabalhar direito vou tirar foto para mostrar que não tô mentindo.
Valia verdade CELIA SILVA quando trabalha de verdade … Mas quando é só cabide eleitoral da descrença do nosso sistema… Sem contar que muitos desses Camisetas azuis Contratados da Prefeitura são pessoas que são aposentados e estão trabalhando são pessoas que recebe Loas BPC Benefício de Ivalidez , Renda Cidadã Salario Escola e ai Vai os pendurados da Política …. Eita Brasil Brazuca … Eita Vianopinho azulzinho só 😊😊😊😊😊 O Cofre da Prefeitura deve tá Bufando de cheio de Dinheiro Kkkkkkkk
Se não estiver satisfeito com as varredeiras de rua e só cada um varrer sua porta
Isso mesmo, a máquina pública está inchada de tanta ‘camiseta azul’. Ainda bem que ano que vem tem eleição, estamos de olho.
Só pq vc não tem uma não fica reclamando
Falando nisso, não vai ter o Rodeio Show, pecuária.