FIM DAS GOTINHAS…VACINA CONTRA A POLIOMIELITE AGORA É EXCLUSIVAMENTE INJETÁVEL

Desde o inicio deste mês , a vacinação contra a poliomielite deixou de contar com as populares “gotinhas” e passou a ser feita exclusivamente com a vacina injetável, chamada de Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

A mudança substitui as duas doses em gotas da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) pelo esquema injetável, considerado mais seguro.

A poliomielite ainda é uma ameaça em algumas regiões do mundo, e manter as vacinas em dia é a única forma de evitar o retorno dessa enfermidade.

A substituição foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pelo Ministério da Saúde após análise da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, que considerou os avanços científicos na proteção contra a doença.

A transição para a vacina injetável já foi concluída em poucos países das Américas, incluindo Uruguai, Canadá, Estados Unidos e Costa Rica.

A Secretária de Saúde, Maria Angélica Umbelino Bento informou que as Unidades de Saúde de Vianópolis, Ponte Funda e Caraíba já adotaram o novo protocolo.

Ela informou que o novo cronograma de vacinação para crianças prevê a aplicação de quatro doses da VIP: a primeira aos 2 meses de idade, a segunda aos 4 meses, a terceira aos 6 meses e uma dose de reforço aos 15 meses.

Ela esclareceu que a VIP, que utiliza o vírus inativado, apresenta vantagens de segurança em comparação com a VOP, que contém o microrganismo atenuado.

Por fim, salientou Maria Angélica ser fundamental que os pais e responsáveis continuem levando seus filhos para serem vacinados, garantindo que estejam protegidos contra a poliomielite e ajudando a manter a doença erradicada no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *