
O calor e a umidade elevada contribuem para o aumento de incidentes com animais peçonhentos, especialmente os escorpiões, que se tornam mais ativos nessa época do ano.
Em Vianópolis, alguns moradores relataram à nossa reportagem que a presença destes animais têm aumentado nos últimos dias.
Segundo os especialistas, nos meses mais quentes e chuvosos, os escorpiões estão mais ativos e têm maior oferta de alimento, o que aumenta a possibilidade de encontros com humanos.
Desta maneira, as pessoas precisam ficar atentas e tomar medidas para evitar que esses animais habitem em seus domicílios.
E o uso de inseticidas, popularmente conhecidas como veneno, não são eficazes no combate aos escorpiões.
Para evitar a proliferação, medidas preventivas devem ser tomadas por moradores.
Procure manter os domicílios sempre limpos; remover entulhos, restos de construção e materiais inservíveis que favoreçam o abrigo dos escorpiões ou de seu alimento.
Os moradores devem vedar soleiras de portas; cobrir ou telar ralos de chão, pias e tanques, além de manter afastadas as camas das paredes.
E não se esqueça de sempre verificar as roupas e calçados, antes de utilizá-los, chacoalhando-os.
Em caso de acidente com escorpiões, orienta-se a lavar o local da picada com água e sabão e encaminhar a vítima para o hospital.
Deve-se também tirar foto do animal que causou o acidente, para identificação de suas características.
Verdade moro na rua cora coralina esplanada da estação já matei 4 escorpião 🦂 em minha casa e nem tenho intulho ,e bato veneno quase toda semana pois nessa rua é cheio de baratas.