Em 1957, o engenheiro civil Joffre Mozart recebeu a missão do Presidente da Novacap, Israel Pinheiro, para fazer a demarcação de onde começaria Brasília.
Exatamente no dia 20 de abril daquele ano, Joffre e sua equipe se direcionam para a então Fazenda Bananal e cravaram uma estaca em um determinado ponto.
A cidade, então, fez-se a partir desse ponto, a quilometragem das vias do Distrito Federal, as praças, os jardins e as tesourinhas da Asa Norte.
Tudo foi pensado e calculado a partir da estaca fincada por Joffre Parada.
Recentemente, trabalhadores encontraram a estaca ao realizarem serviços no Buraco do Tatu, centro de Brasília.
A partir deste achado, o Governo do DF resolveu criar o Marco Zero e homenagear a família do vianopolino Joffre Parada.
Na solenidade realizada, estiveram presentes José e Thelma, filhos do engenheiro vianopolino, além de outros familiares.
Nossa reportagem foi buscar mais informações sobre Joffre e descobriu que ele nasceu em Vianópolis no ano de 1924 e faleceu em 1976, de um infarto fulminante.
Ele era filho de um maquinista que trabalhou na Rede Ferroviária Federal e residiu por diversos anos em Vianópolis.
Joffre se formou na Escola Nacional de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, em 1949, trabalhou na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e foi responsável pela desapropriação da fazenda para a construção de Brasília. Ele foi chefe da equipe que fez a demarcação do Plano Piloto e do Marco Zero, além de ter demarcado os limites do Lago Paranoá.
O vianopolino Joffre Mozart Parada teria sido o primeiro engenheiro a chegar a Brasília.
Realmente os verdadeiros heróis são esquecidos pela história. Os heróis do passado também foram operários que saíram dos seus rincões para edificar Brasília.
Homenagem justa ao combatente! Brasília é uma cidade emblemática no mundo, todos de qualquer parte do planeta que aqui colocam os pés têm a mesma impressão. Tudo isso é mérito também de gente como o Eng.º Parada que fez o que tinha de ser feito. Parabéns!
Meu Avô, Meu Pai e toda a Família tinham muitíssimas histórias desse Grande Personagem, filho de Vianópolis, na construção de Brasília; Era muito próximo da Família e, pelo que lembro das belas lembranças, passou bom tempo na residência familiar junto à Estação Ferroviária em que Meu Vô Romualdo era Mestre de Linha, nomeado por Getúlio Vargas em 1945. Pelo que sei, Jofre, foi e é uma das pessoas poucos lembradas, por serem muito reservadas, mas que merecem nossa total reverência.
Engenheiro Jofre Mozart parada nome de um bairro aqui em Luziânia Goiás é bom e gratificante saber quem era e quem foi esse Engenheiro que contribuiu pra construção de Brasília seu nome será eternizado na história.