DOIS VEREADORES DE VIANÓPOLIS APRESENTAM PROJETO DE LEI QUE PROÍBE QUEIMA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO QUE PRODUZAM BARULHO

Os vereadores Elionaldo de Jesus e Valquíria Rodrigues de Paula apresentaram na última sessão da Câmara Municipal, projeto de lei que, em caso de aprovação, proibirá o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Vianópolis.

Os vereadores que apresentaram o projeto argumentam que a proibição pretende evitar prejuízos a pessoas, a animais e ao meio ambiente, além de evitar tragédias com o mau uso de fogos de artifícios.

A partir da entrada em vigor da nova lei, será permitido apenas a soltura de fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que acarretam barulho de baixa intensidade. A proibição se estenderá a todo município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.

Falando à nossa reportagem, Elionaldo de Jesus disse que a lei protegerá também as pessoas autistas, mais sensíveis a barulho. Segundo ele, existem relatos de pessoas dentro do espectro que afirmam sentir dor física quando estão expostos a barulhos altos.

O projeto de lei apresentado por Elionaldo de Jesus e Valquíria Rodrigues de Paula deverá ser votado na sessão de hoje à noite da Câmara Municipal.

VEREADOR ELIONALDO DE JESUS

VEREADORA VALQUÍRIA RODRIGUES DE PAULA

39 comentários em “DOIS VEREADORES DE VIANÓPOLIS APRESENTAM PROJETO DE LEI QUE PROÍBE QUEIMA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO QUE PRODUZAM BARULHO”

    1. Vilson Martins de Souza

      Isso aí muito bom fãs também aí um projeto de son de Bar e também son alto motivo a ser proibido agui em Ponte funda por tocar muito alto até às 3 a 4 horas a comunidade agradece

      1. Vilson Martins, isso mesmo, esse som tanto automotivo quando botecos ou residencial, tem q ser tomado providências, tem uma gente folgada, todos tem direito de ouvir seus sons, porém não precisa fazer os vizinhos ouvir, bando de gente sem educação!!!

  1. Concordo mas também deveria proibir buzinas nas carreatas ,a última carreata que teve decorrente ao feriado católico foi um absurdo de tanta buzina cada buzina uma mais alta que a outra meu bebê e recém nascido e tive que tanpar os ouvidos dele pra ver se amenizava o barulho mais não resolveu nada .sem falar no lar dis idosos falta de respeito .

  2. Meu Deus!!! Que geração mimimi essa. Mas eu sei pq estão fazendo isso, é com olho nas eleições. Saudade dos anos 80 e 90 quando a gente vivia de verdade.

    1. Você já viu uma criança com medo do barulho e o quão transtornados eles ficam? Tem os animas também q sofrem . Você que deveria parar de mimi e ter mas impatia e amor ao próximo.

  3. Engraçado , até os fogos da festa da igreja q era tradição acabaram, e todos gostavam independente de religião, porque,prejudicam os animais , hoje eles estão tendo mais proteção q a própria população, mas os carros de som e propaganda q ficam atormentando nas ruas todos os dias pode , acho q tem mais coisas precisando mais atenção e cuidados , não desmerecendo ao animais

    1. Senhor “indgnado” você não estava presente na festa da igreja desse ano?? Teve Lindos fogos (sem estampido) não precisa de barulho para celebrar nenhum tipo de evento, o bonito dos fogos são as luzes, o barulho não precisa estar presente para as celebrações acontecerem. Quem sabe quando vc estiver com alguém na família com autismo vc entenda isso né? Pessoas boas pensam no próximo e não apenas no próprio umbigo! Não está proibindo fogos e SIM os barulhos que (alguns) tem.

      1. Estava mais que na hora de colocar em ação essa Lei de Extrema importância para a sociedade! Fogos são lindos sem ruídos estrondoso. Parabéns a todos os envolvidos! Nossas crianças e autistas agradecem!

  4. Agora eu vi mesmo, cachorro tem mais prioridade que gente. Não bastasse essa geração insana de pais de pet que nem filho querem ter pra não ter a preocupação e trabalho de criar um ser humano, vem essa coisa insana de não poder fazer algo que é milenar em nossa cultura como ser humano em todas as partes do mundo por simplesmente atrapalhar o sossego de pets. O homem hoje em dia já n é o mesmo, ser submisso a mulher já é o novo normal, agora até a cachorro, isso é demais não!?!

    1. Talvez se você procurasse se informar mais sobre a importância desse projeto de lei, que não “prioriza” somente ANIMAIS, mas também pessoas, sendo elas, autistas, idosos, pessoas com problemas de audição que possuem sensibilidade a sons como os que os fogos de artifício produzem. Não está proibindo os fogos, e sim o BARULHO (estampido), que vamos combinar, é desnecessário e inútil. E a propósito, quem é PAI DE PET, possui preocupações sim, afinal, cuidar de um animal requer cuidados assim como cuidar de uma criança. Sai dessa bolha!!

      1. Soltar foguete sem barulho mesma coisa de beber cerveja sem álcool, o bom é o barulho e a tontura rsss.

        Vão se preocupar com os escapamentos das motos, fazer lei para trocar os quebra molas por redutores de velocidade com faixa de pedestre, iguais foram feitos em Silvânia, mas não, meu tiu fica transtornado com foguetes, afff

    2. O senhor verdade, a cultura assim como a sociedade evolui. Se você não está preparado para isso, sinto muito, mas quem vai sofrer é você. Hoje existem crianças diagnosticadas com TEA de vários níveis que não suportam sons de foguetes e tem seus direitos resguardados por lei.

  5. Cleverlan do Vale

    Como bem disseram acima, não são só os foguetes que geram barulho. Como fazer com os cravinotes que há séculos fazem seus barulhos ensurdecedores nas festas religiosas? As festas são muito pontuais e o show pirotécnico é parte das mesmas. Respeito o posicionamento dos nobres vereadores, porém dele não concordo, pois com Lei ou sem Lei, eles sempre ocorrerão.

  6. Lamentável o Sr Cleverlan pregando desrespeito a lei.
    Por isso esse país não avança
    Parabéns a Câmara Municipal de Vianopolis que com certeza ira aproveitar a lei com maioria absoluta.
    👏👏👏👏

    1. Parabéns,nem todo mundo vá ou tem condições de participar de comemorações,pense um pouco vc que é contra a lei ,aqueles tiros estrondosos ,”vc”está ali :saudável achando o máximo mas e as crianças pulando na cama de susto já dormindo ,idosos e aí ?

  7. Vianópolis Raiz, não é questão de desrespeitar a Lei, mas por ela nunca ser cumprida, exemplifiquei os casos dos cravinotes. O país não avança enquanto permanecer a covardia de cidadão igual a você de se esconder no anonimato.

    1. Eu tenho trauma de fogos artificial quando eu criança eu escondia debaixo da cama ,ja estiu velha e tem horror ate hoje ,imagina uma criança que tem espectro autista eles não gostam de barulho, parabéns aos nobres vereadores .

  8. Clevelan!
    País não avança enquanto tem pessoas como voce que estimula o não cumprimento das leis.
    Leis foram feitas para ser obedecidas, ou que venha os rigores da punição.
    População apoia integralmente essa lei.
    Podem soltar figuetes, mas sem estrondos.
    Vamos respeitar o próximo e o meio ambiente.
    Parabéns aos vereadores envolvidos.
    👏👏👏👏

  9. Cleverlan do Vale

    Vianopolis Raiz, não sou eu quem não as cumpre, nunca soltei um rojão, mas querer extinguir algo que existe há séculos e é tradição nas festas é chover no molhado – será mais uma Lei a não ser cumprida. Em Silvânia tem essa lei e nem por isso deixam de soltar os foguetes e usar os cravinotes nas folias de reis. Quanto ao pais não ir para frente por não cumprir as Leis, lebre-se que você – seja lá quem for – descumpre o artigo V da Constituição, que diz em uma alínea que é dado o direito da liberdade de expressão e vetado o anonimato. Larga de ser calça frouxa e põem o seu nome!

  10. JOELENY FERREIRA MACHADO

    Ótimo 👏🏻👏🏻👏🏻 tenho uma filha AUTISTA e tbm tenho cachorro agradeço muito! Mas deveriam dar atenção tbm a esses carros de propaganda no último volume e ainda para na porta da casa da gente pra testar o som 😠 deveria ter um limite ninguém merece esse tormento!

  11. Clevelan!
    Geraçoes tem evoluído com o tempo.
    E que esta ai e as novas que virão estarão mais preocupadas com essas questões e com certeza ira diminuindo com o tempo uso de rojões com estupido.
    Rio de Janeiro é o exemplo, Réveillon sem estrondos.
    Abraço.

  12. Soltar foguete sem barulho, mesma coisa de beber cerveja sem álcool.

    Vereadores deveriam se preocupar com outras coisas, que tal fazer uma lei pra trocar todos os quebras molas por redutores de velocidade, com faixa de pedestre sobre eles??? Estão preocupados com os pets, que tem valor que seus próprios filhos para a maioria.

    1. Pior de tudo são os carros de propaganda e as motos barulhentas, esses sim deveriam ser tomado providências a respeito, sobre os foguetes ótimo também, mas esses são raros agente escutar o barulho deles, somente em alguma festa maior, agora os carros de propaganda e motos barulhentas é toda hora tem uma merd@ dessas passando na porta da casa da gente enchendo o saco!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima