Por 5 a 2, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, na noite da última terça-feira, 01, que o adiamento das eleições municipais em função da pandemia de covid-19 beneficia candidatos com a ficha suja.
Na prática, o entendimento do TSE abre caminho para que os políticos condenados por práticas ilegais até outubro de 2012 estejam nas urnas em novembro próximo, cenário que não ocorreria sem o adiamento do pleito.
A decisão deverá aumentar o número de postulantes a prefeito e a vereador aptos a pedirem voto na eleição deste ano.
Em Vianópolis, dois ex-prefeitos, que se encontravam inelegíveis, podem se candidatar, portanto, nas eleições deste ano.
Na lista do Tribunal de Contas dos municípios, estão os nomes dos ex-prefeitos de Vianópolis Carlos Luciano de Moraes (Luciano do Digó) e Sílvio Pereira da Silva (Sílvio do Maracujá).
A decisão do TSE deverá beneficiar os ex-prefeitos Sílvio do Maracujá e Luciano do Digó, que, agora, poderão se candidatar e disputar o pleito de 15 de novembro.
Como a decisão é nova, nossa reportagem aguarda consulta feita a um advogado que atua em processos eleitorais, para confirmar se realmente Luciano do Digó e Sílvio do Maracujá poderão disputar o pleito desde ano.