Na tarde de ontem, 16/05, dois cães da raça Pit Bull atacaram e mataram outro cão de pequeno porte em uma das ruas do Bairro São Vicente.
Algumas pessoas tentaram evitar o ataque, mas não deram conta.
Uma moradora acionou nossa reportagem e solicitou que uma matéria fosse feita. Segundo ela, é grande o número de cães soltos naquele bairro.
Ela e outros moradores temem que adultos e crianças sejam atacadas por cães. Por isso, pedem providências das autoridades competentes.
Aliás, o problema de cães soltos pelas ruas de Vianópolis é antigo e, infelizmente, nossas autoridades ainda não deram conta de resolver. E o problema se arrasta há muitos anos.
Quem anda pelas ruas da cidade, depara-se com um grande número de cães soltos. Mas, com certeza, a maioria tem donos, que não são donos responsáveis por seus animais e contribuem para que ocorram fatos como os diversos ocorridos em nossa cidade.
Por falta do rígido cumprimento de uma lei de autoria da vereadora Maria Abadia, aprovada pela Câmara Municipal no final de 2021, muitos donos de cães deixam os animais soltos pelas ruas da cidade durante o dia.
Pela lei, fica proibido soltar ou abandonar cães e gatos em vias e logradouros públicos e privados, sob pena de multa de 50 UFM (Unidade Fiscal Municipal) por animal abandonado.
Além deste do bairro São Vicente, onde os cães Pit Bull mataram um cão de pequeno porte, existem relatos de fatos ocorridos devido ao grande número de cães soltos nas ruas da cidade.
É o caso de uma senhora que foi atacada por um cão quando passava de bicicleta por uma das ruas do Residencial Blazi. Ela caiu da bicicleta e por pouco não foi mordida pelo cão.
Outro caso ocorrido na Rua Eugênio Jardim deixou ferido um motociclista na semana passada. Ele foi atacado por um cão, caiu da moto, feriu-se e ainda teve que arcar com prejuízos, uma vez que a moto sofreu avarias.
Já no Setor Santo Agostinho, dois cães tentaram atacar um garoto que estava de bicicleta. Ao correr para evitar ser mordido, o garoto foi parar na Avenida Thales Pompeo de Pina, uma vez que a bicicleta bateu em um meio-fio e, ele, felizmente, não foi atacado pelos cães.
Se não forem tomadas medidas urgentes por parte das nossas autoridades, o número de cães soltos nas ruas vai aumentar ainda mais e, com isso, mais pessoas correm o risco de serem atacadas por cães.
Além disso, cães soltos nas ruas são considerados riscos para a saúde pública, pois podem portar e transmitir doenças para os humanos.
Existem casas que tem um monte, aí como se não bastasse a barulheira incomodando, trata de outros na porta, aí morde os outros na rua… Fazem necessidade na porta da gente, estraga portão…
Algo tem que ser feito!!!
Será que vai ser preciso acontecer algo mais grave pra tomarem consciência e providências? Foi com dois cachorros, mas poderia ter sido com uma criança ou adulto. Não sou a favor de maltratar animais, mas o que fazer quando um cachorro nos ataca?? Hoje em dia pode nem pegar um pedaço de galho pra tentar acalmar o cachorro, por que se alguém vê vai acusar de agressão ao animal. Por que hoje tudo é mimimi. Inclusive semana passada dois cachorros foram em minha direção, parei e gritei com eles e foram embora, mas a maioria não acontece assim. Mas muitos que deixam os animais nas ruas e que atacam as pessoas, são as mesmas que reclamam das festas da Barraca, inclusive essa semana começa. Penso que a pessoa deveria olhar seus animais fora de casa primeiro, antes de falar de quem solta foguetes. De forma nenhuma defendendo quem solta foguetes, mas existe um apalavra chamada hipocrisia, ou seja, falam mal das pessoas que soltam foguetes, mas deixam os cachorros na rua sozinhos.
Tanto os animais como o ser humano merecem respeito, cada qual sua finalidade e essência. Mas precisava fazer uma conscientização, pra cada um ter o direito de passar nas ruas tranquilo. Vejo muitas pessoas andando com seus cachorros, tudo bonitinho, focinheira, na colera, sem soltar e como manda.
E o governo municipal, precisa tomar as devidas providências, por que pagamos impostos, e muito caro, mas não tem muito retorno. Falo em questões mais esquecidas, precisa aderir a lei já falada na câmera. Tem muito cachorro nas ruas e a gente fica ate com medo de passar.
Mas fica aí a reflexão, pra que tenhamos bom senso e organização.
correto nao vejo nenhuma autoridade se manifestando, quer seja vereadores , prefeitura, secretariasetc, entao meus caros cidadoes, estamos a merce, dos caes , nessa cidade nao adianta reclamar nada, pois nao se toma nenhuma providencia, ou seja estao jogando os problemas para a proxima administraçao,
Uma maldade as pessoas soltarem os bichinhos assim.
Sorte que na nossa cidade existem pessoas boas que alimentam eles.
Realmente algo tem que ser feito. A começar penalizando os covardes que abandonam, os tutores que não cuida, deixa solto nas ruas! e certeza que as casas que estão cheias de cães, a maioria foi pego em situação de rua por seres humanos que tem compaixão! E pior que necessidade na porta, xixi pra enferrujar seu portão é ver um animal abandonado com fome, sede e sofrendo maus tratos!
As autoridades não resolve nada perto da minha casa tem um canil que já fui na prefeitura para resolver e nada até hoje ninguém aguenta o mal cheiro
Faz praças lindas mais tá difícil,sobre donos ir com os seus cachorros passear no parque e não recolher as fazes dos seus cachorros,não tem nem como as crianças brincar tranquilamente a todo momento e pisando em cima, e aí a prefeitura vai ver isso? Que os donos anda com sacola e recolhe, e tem mais é cachorros latindo as pessoas que lá estão
Fezes
O problema não são os cães, e sim as pessoas que descartam na rua ,parecendo lixo.
Eles não nascem na rua,pessoas que se dizem humanas fazem essas atrocidades.
Esses seres, foi feito pelo mesmo criador.
Eles sentem fome, sede,frio ,dores.
A questão desse pit bull, tem que olhar se tem dono(a) pra tomar as medidas cabíveis.
E sobre as pessoas que ajudam esses bichinhos, ainda bem que existem 🙏🙏🙏.
Sobre as opiniões, eu respeito cada uma,desde que veja o lado que fique bem para todos.
Não maltratando esses bichos, porque na situação que vivem, já são bastante maltratados.
E muito interessante uns fala que as autoridades tem que tomar atitudes para isso ou para aquilo mas ninguém tem coragem de mandar castrar os seus próprios cachorro. Certo ou não
Mas eu acho na minha humilde opinião que não são as autoridades que tem que tomar conta dos animais soltos e sim as autoridades ir atrás e descobrir quem são os donos que deixam os animais soltos ou abandonados porque todo mundo sabe que isso é crime você sabe que não consegue cuidar para que que arruma
como sempre num da nada, kkk, povo fala fala, semana que vem ninguem comenta mais nada e a banda segui o baile.. eu mesmo tenho 3 cachoro 1 mais de dentro de casa e 2 mais solto no mundo. se eu gastei 50 real nos ultimos 5 anos com eles foi muito kkk, deixo eles solto e os bicho volta com a barriga quase explodino de cheio , kkkk, e outro comentando que pode atacar crianças , eh so num deixa as criança solta na rua tambem, pq os cachorro nao pode fica solto e as criança podi?
no setor Umbelino tem da raça pitbull e chow chow que os moradores solta eles todos dias e eles avança nas pessoas quando nao briga entre outros cachorros semana passada matou outro cachorro na porta da APAE .
Na estrada de terra que dá acesso ao posto três boiadeiros uma vez por semana é abandonado uma ninhada de filhotes lá..
Gente acorda! Cachorro não vota! Não tem como inaugurar Cachorro uma duas três vezes. E ainda acha quem os aplaudam .
Vamos pela lógica, fica uns dizendo ser protetores dos animais ,não mobilizam só sabem encolher o rabinho e Chinga, Vereadores não se mobilizam , Prefeito não tem interesse de resolver , a população encolhe o rabinho e só sabe xinga também. Falta da parte da Prefeitura uma Fiscalização rígida e atuante pra essa situação fazer doer no bolso de quem não cuida direito. Castra os bichos e largar na rua é claro e tá na cara que não resolve , pessoas da zona Rural e muitos mesmo da Cidade vacila e seu bichos não castrados pega cria e o problema continua … Solução tem e só da uma guinada com vontade e resolver … Mora bicho aau au au au au canhãi canhãi canhãi canhai eita bicho custoso bai bai bai bai vraaaammmmm vou correr dos titiu …..
Falando em cachorros.
Gostaria que a prefeitura que os funcionários da limpeza ( garis) se explicassem porque eles não pegam as fezes de animais de animais dentro de uma sacola.
Tenho cachorro recolho suas fezes e só pegam quando está camuflado no meio de outro lixo.
Estou falando por experiência própria, já estou cansada.
O abandono nunca foi problema das autoridades, é problema da população. É a maldita cultura de “soltar” cachorro que gera tudo isso. A única coisa que cabe as autoridades a meu ver é a severa punição a quem abandona.
N pode ter carrocinha mais n???
Foi proibido??
Infelizmente o ato de colocar água e comida para cachorro na rua só aumentou o número de irresponsáveis que soltam os cachorros nas ruas pois sabem que eles não vão passar fome. Está passando da hora de fazer uma campanha. Adotou um animal assuma a responsabilidade, lugar de animal de estimação não é na rua e sim no lar de quem adotou. É um compromisso para sempre.
Ponte funda também tem muitos cães nas ruas precisa urgentemente ser resolvido esse problema…