Aumentam denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Vianópolis

Sempre nos deparamos com manchetes como estas nos veículos de comunicação do Brasil: “Padrasto manteve relação sexual com enteada menor de idade”; “Religioso abusou de uma jovem de 12 anos”; “Homem abusou da filha de amigo”; “Homem é preso suspeito de estuprar a neta da companheira”; “Padrinho abusou da afilhada ou pai abusou do filho adolescente”. Mas quem pensa que casos de violência sexual contra crianças e adolescentes não acontecem em Vianópolis, está enganado.

Nos últimos meses, diversas denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de Vianópolis foram registradas na Delegacia de Polícia de nossa cidade e, claro, chegaram ao conhecimento do Conselho Tutelar.

Os registros também chegaram ao conhecimento de nossa reportagem. No entanto, como existe a necessidade de se proteger as crianças e adolescentes e de não expô-las, assim como seus familiares, a maioria dos casos não tem a divulgação que muitas pessoas esperam ou cobram.

Nesta matéria, colocamos o assunto em pauta após ser procurado por uma mãe que teve a filha abusada por um amigo da família.

Após saber que existem outros casos acontecendo em nosso município, ela solicitou que fizéssemos uma matéria e alertássemos outros pais que, por acaso, estejam passando pelo mesmo que ela passou. No início, ela e seus familiares tiveram medo de denunciar o amigo à Polícia, mas o caso chegou ao conhecimento das autoridades policiais.

O Delegado de Polícia de Vianópolis, Marcus Vinicius da Costa Júnior, disse que diversos casos estão sendo investigados. Sem citar nomes dos envolvidos ou quais tipos de casos denunciados, ele disse que todos eles estão em fase adiantada de investigação.

Para o delegado, a maioria dos casos ocorre no ambiente familiar e muitos pais ou responsáveis não denunciam à Polícia. A maior parte das denúncias acontece após vizinhos, amigos ou mesmo professores das escolas tomarem conhecimento a partir de mudança no comportamento das crianças e adolescentes que sofreram os abusos.

O Delegado Marcus Vinicius da Costa Júnior disse que se alguém souber de um caso de abuso pode denunciar anonimamente, através do telefone 3335-1173, da Delegacia de Polícia de Vianópolis.

Finalizando, ele alerta pais e responsáveis: seja quem for a pessoa que estiver abusando de uma criança ou adolescente, ele está cometendo um crime e precisa ser denunciado à autoridade policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima