De autoria dos vereadores Elionaldo de Jesus e Valquíria Rodrigues de Paula, foi aprovado em primeira votação, na última terça-feira, 04/06, o projeto de lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Vianópolis.
A partir da entrada em vigor da nova lei, será permitido apenas a soltura de fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que acarretam barulho de baixa intensidade.
A proibição se estenderá a todo município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.
Os vereadores que apresentaram o projeto argumentam que a proibição pretende evitar prejuízos a pessoas, a animais e ao meio ambiente, além de evitar tragédias com o mau uso de fogos de artifícios.
Falando à nossa reportagem, Elionaldo de Jesus disse que a lei protegerá também as pessoas autistas, mais sensíveis a barulho. Segundo ele, existem relatos de pessoas autistas que afirmam sentir dor física quando estão expostas a barulhos altos.
O projeto de lei será apreciado em segunda e última votação na próxima terça-feira, 11/06.
NOTA DA REDAÇÃO: SE VOCÊ ENCONTRAR ALGUM ERRO EM MATÉRIAS DESTE SITE, ENVIE MENSAGEM PARA 62. 9 999- 2100 E FAREMOS A CORREÇÃO. AGRADECEMOS PELA AJUDA!
ERRAR É HUMANO. PERSISTIR NO ERRO É…
Parabéns!!!
Para os que gostam de barulho de fogos por gentileza vocês sabem onde devem estouras eles!
Parabéns Gustavo pela indagação
Ou poderiam estudar data como pelo menos réveillon e festa da igreja católica
Parabéns aos vereadores pela iniciativa. Sugiro que a lei tenha uma redação clara e objetiva, informando as penalidades para quem infringir, qual setor da administração será responsável pela fiscalização, quem ira analisar os recursos apresentados pelos infratores. Sugiro ainda a revisão de algumas leis em vigor em Vianópolis. Essas foram aprovadas só pra dizer que foram aprovadas. É impossível aplica-las devido os textos serem vagos e incompletos.
cito algumas em vigor que devem ser revistas pelo legislativo: 231 de 1990, 979/2012,810/2007, 103/1988. Todas as leis em vigor deveriam constar no portal de transparência.
Parabéns pela atitude.
Os animais agradecem as crianças , até as mães pois muitas crianças têm dificuldades.
Penso que a penalidade tem que ser a mesma de som automotivo!
Pois a perturbação ao sossego é o mesmo!
Tomara que essa lei seja executada. Pq aqui é um pouco difícil. Tem tbm que multar os carros de sons, que circulam pela cidade em altas horas, com o som na maior altura, que até estremece as coisas de dentro de casa.
Ótimo!!
A cidade do não pode.
Quem vai saber quem pós fogo nu foguete kkkkk
Vps Cidade do não pode não, Cidade onde tudo pode , motos dando tiros igual foguetes … Carros com som Automotivo eatrondando , e nada é feito porque se cumprisse realmente eles não apareceria de novo né, aprendi tudo legislação pra isso existe , mas a mãozinha na cabeça não deixa né… Brasil Brazuca filhinho do paizinho pode não … mês e não afff em em em em .
entendi nada moço kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desnecessário.
Kkkk estou só observando os comentários dessa vez não participarei kkk pois estou satisfeito
Leis são inúmeras no Brasil aprovadas e sancionadas, o caminho do cumpra-se até a implantação que é devagar!
Porque não proibiu também os carros de som que faz propaganda política nas ruas?as passeatas política que só faz barulho .sem falar que no dia da eleição aquele que ganha e o primeiro a soltar fogos kkk
Leis sem fiscalização é o mesmo q nada, existe a leis quanto a perturbação de sossego quanto a som más as autoridades ficam de olhos fechados, não se pode colocar fogo em lixos e outros, basta andar pelas ruas q se vê fogo e fumaça pra todo lado, disseram q iam retirar os cachorros das ruas, não se vê diferença ainda nas ruas se é q estão fazendo mesmo, ou foi só algum pra tirar foto mesmo, precisa é de tomar providências não de conversa fiada, mas q seja aprovada essa lei esteja realmente executada.
Cada dia mais os pais de PET querendo benefícios sem sentido, daqui a pouco vão querer hospital veterinário pago com o dinheiro da população. Chegamos nos dias que pets possuem mais privilégio que o ser humano. Vergonha.