Embora a ameaça de um novo coronavírus permaneça latente, o vírus da gripe, segundo especialistas, ainda é o candidato mais provável a causar a próxima pandemia.
E com a chegada do inverno, a transmissão aumenta, de forma que as autoridades da Secretaria Municipal de Saúde estão preocupadas. Além disso, aumentaram em todo o país as internações por bronquiolite em crianças, sendo a influenza uma dos agentes causadores da doença.
A bronquiolite é uma infecção viral que afeta as vias respiratórias inferiores de bebês e crianças pequenas com menos de 24 meses de idade.
Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde convoca toda a população para a vacinação contra a influenza, cujo final está previsto para o próximo dia 31.
A preocupação é ainda maior pois o percentual de vacinação da gripe em crianças, idosos, gestantes e mulheres pós-parto é pequeno em Vianópolis. Os dados mostram que apenas 38% do público alvo foi imunizado, ou seja, a procura é pequena.
Diante desses números, a Secretaria Municipal de Saúde conclama os pais as levarem seus filhos para serem vacinados, assim como os idosos, gestantes e mulheres pós-parto são convocados para comparecerem as Unidades de Saúde de Vianópolis, Ponte Funda e Caraíba.
Embora o público alvo sejam crianças, idosos, gestantes e puérperas, a vacina está disponível para toda população.
É importante alertar que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório de elevada transmissibilidade. Os casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar a óbito.