Hackers invadem sistema de empresa de Vianópolis e pedem 3 mil dólares de resgate

O sistema de informática de uma empresa de Vianópolis foi invadido por hackers, que roubaram dados financeiros, assim como informações de clientes, fornecedores e outras.

A empresa, com muitos anos de atuação em Vianópolis, tem dados importantes que foram criptografados.

O empresário proprietário da empresa descobriu a invasão na última terça-feira, 29, quando o sistema de informática travou.

O técnico de informática que dá assistência à empresa foi chamado e descobriu um vírus no sistema.

Os hackers criaram uma nova senha para acessar o sistema da loja. Após isso, um link foi criado no sistema da empresa, a fim de que o empresário mantivesse contato com os piratas da internet e negociasse a obtenção de nova senha que possibilitaria o desbloqueio.

Os hackers, de posse dos dados da empresa, cobram um resgate para devolver os dados. Foi solicitado o pagamento de um resgate no valor de 3 mil dólares, sendo que após o pagamento, o sistema votaria a funcionar com todos os dados que foram criptografados.

Depois de muito trabalho, o técnico de informática conseguiu recuperar o banco de dados do software principal da empresa. Com isso, a reinstalação do programa foi feita e o sistema voltou a funcionar com perca de algumas informações.

Em seguida, os funcionários da empresa foram orientados a não abrir qualquer e-mail e foi instalado um novo antivírus.

O empresário vianopolino descobriu que o link deixado para contato é de alguém que se encontra na Índia, sendo que esses piratas da internet tem agindo ultimamente, com maior frequência, na região Centro-Oeste.

Algumas empresas de Goiás já tiveram seus dados roubados por hackers.

E este não é o primeiro caso de violação de privacidade, via internet, ocorrido em Vianópolis. Recentemente, uma empresa de nossa cidade teve também seu sistema de informática invadido, sendo que os hackers conseguiram roubar cerca de 12 mil reais de uma das contas da empresa.

Rolar para cima