Produtores Rurais das regiões do Taquaral, Santa Bárbara e Rio do Peixe, município de Vianópolis, procuraram o escritório da Agrodefesa para comunicar que alguns bovinos e suínos foram sugados por morcegos hematófagos, uma das três espécies de morcegos que se alimentam de sangue.
Após receber o comunicado, o médico veterinário Carlos Eugênio Pacheco entrou em contato com seus superiores e solicitou o envio ao nosso município de uma equipe de captura de morcegos.
A equipe foi enviada a Vianópolis e realizou visitas em diversas propriedades, na busca de esconderijos de morcegos. No entanto, em apenas uma propriedade rural da região do Taquaral, é que foram encontradas dezenas de morcegos em uma fábrica de palmito desativada.
A equipe fez a captura de 30 morcegos, sendo que dezenas de outros não foram capturados.
Os técnicos da Agrodefesa aplicaram a pasta vampiricida nos que foram capturados. Desta maneira, eles retornam às suas colônias, infectando e dizimando não só os animais hematófagos, mas outros que tenham contado com eles.
Como os morcegos têm o costume de fazer limpeza um nos outros, a pasta vampiricida é usada para matá-los, fazendo o controle da espécie na região que está infestada.
Somente onde o foco é grande é que se pode aplicar a pasta vampiricida.
Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei, sendo importantes para o meio ambiente ao realizar o controle da população de insetos, dispersão de sementes, polinização, entre outros benefícios. Por isso, não é permitido matá-los, mas sim realizar o controle por técnicos da Agrodefesa, com a aplicação da pasta citada.
Alguns morcegos foram levados para realização de exames laboratoriais, a fim de saber se eles têm o vírus da raiva.
Carlos Pacheco informou que se proprietários rurais de outras regiões descobrirem esconderijos de morcegos, comuniquem de imediato a Agrodefesa, para que o mesmo trabalho seja realizado por técnicos da agência.
Parabéns a toda equipe da AGRO DEFESA, pelo trabalho realizado em nosso município.