Com o aumento no número do caramujo africano em nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha junto aos vianopolinos, buscando orientá-los a fazer a coleta e eliminação do molusco que transmite doenças e causa sintomas como fortes dores abdominais, febre, perda de apetite e vômito, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias e, em alguns casos, podendo levar à morte.
Segundo orienta Letícia Resende, Gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, para combater o caramujo africano, as pessoas tem que usar cal, luvas e sacos plásticos, materiais este que estão sendo distribuídos pela Secretaria de Saúde, a fim de auxiliar os vianopolinos no correto combate ao caramujo. Ela adverte que as pessoas não devem pegar o caramujo sem proteger as mãos.
Os moradores também devem conservar o quintal limpo, pois os caramujos gostam de ficar embaixo de folhas, de entulhos e em lugares úmidos ou sem incidência de luz solar.
Além do mais, Letícia Resende orienta que não se deve deixar as crianças brincarem ou ter contato com o caramujo africano.
Finalizando, ela informa que o combate ao molusco deve ser feito jogando cal no mesmo e, posteriormente, sempre com as mãos protegidas, as conchas devem ser coletadas, postas em sacos plásticos resistentes e descartadas em lixo comum. Cal, luvas e sacos plásticos, repete ela, estão sendo distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Vianopolino: faça sua parte e não deixe espécies do caramujo africano em seu quintal… Cuidado! Ele transmite doenças que podem levar à morte.