O trabalho de coleta de dados do censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Vianópolis está atrasado em relação ao que já foi coletado em diversas cidades brasileiras.
O censo é uma pesquisa socioeconômica completa, realizada a cada 10 anos, que produz informações sobre o país, com os detalhes necessários para planejar políticas públicas governamentais, investimentos e para a distribuição de recursos federais entre Estados e municípios.
No levantamento geral do Brasil, os recenseadores do IBGE já coletaram dados de 49% da população estimada. Assim sendo, falta mais de 50% para ser recenseada.
Os Estados que estão mais adiantados são Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, com índice superior a 80% dos dados a serem coletados.
Em Vianópolis, a coleta não alcançou os números planejados pelo IBGE. Até o dia 31 de outubro último, apenas 11,4% do trabalho foi realizado em nosso município.
Devido ao atraso verificado em Vianópolis e em outras cidades brasileiras, o IBGE prorrogou de outubro para início de dezembr, o final dos trabalhos de coleta dos dados do Censo 2022.