Péssimo exemplo… Pais param veículos em local proibido em frente à Escola Luíza Viana

Nas salas de aula, a boa lição. Na porta da escola, o mau comportamento. Mau comportamento não de crianças, mas de adultos que deveriam ser exemplo para os mais novos.

Quem disse isso à nossa reportagem foi um motorista que trabalha em um veículo que faz o transporte de alunos e que frequentemente usa a área de embarque e desembarque de alunos em frente à Escola Luíza Viana, no Centro de Vianópolis.

Segundo o denunciante, muitos motoristas, na maioria pais de alunos, param seus veículos em locais não permitidos, sendo que alguns estacionam seus veículos até mesmo na área destinada aos veículos do transporte escolar.

Agindo dessa maneira, eles desrespeitam as leis de trânsito e dão péssimo exemplo aos filhos, além de comprometerem o fluxo de pessoas e aumentarem os riscos de acidentes envolvendo alunos e veículos.

Nossa reportagem esteve na porta da Escola Luíza Viana e comprovou que a saída de alunos gera uma confusão, principalmente por parte dos pais que vão de veículos buscar seus filhos.

Nossa reportagem deparou com carros estacionados em filas duplas, uma motorista parando seu veículo na faixa de pedestres e alguns veículos estacionados na faixa destinada aos veículos do transporte escolar.

A diretora da Escola Luíza Viana, Sílvia Cinara Santos, foi procurada por nossa reportagem para falar sobre o assunto. Segundo ela, uma reunião já foi feita com os pais para discutir o assunto, sendo que na oportunidade eles foram orientados a respeitar a área de embarque e desembarque quando forem buscar seus filhos de veículos.

No entanto, ao que parece, o pedido não está sendo atendido por muitos pais, que param em locais proibidos mesmo tendo uma visível sinalização vertical e horizontal em frente à Escola Luíza Viana.

Procuramos o Comando do 2º Pelotão da Polícia Militar de Vianópolis, que já tem conhecimento do problema. Pelo que apuramos, a Polícia vai começar a multar os motoristas que estacionarem seus veículos em local proibido, numa clara demonstração de desrespeito às leis de trânsito.

O motorista que denunciou o caso à nossa reportagem finalizou dizendo: Lei é para ser cumprida e não para ser discutida.

5 comentários em “Péssimo exemplo… Pais param veículos em local proibido em frente à Escola Luíza Viana”

  1. Não tenho ninguém ligado a minha pessoa nesta escola, entretanto, na minha ótica, vejo direitos iguais, pois se o ônibus desembarca e embarca alunos, os proprietários de automóveis com filhos estudando na mesma escola, haverão de ter o mesmo direito, embarcar e desembarcar na frente da escola em que estudam.

  2. A falta de planejamento da cidade torna-se mais evidente a medida que a população aumenta. Na situação em questão quando da construção do prédio da escola não pensaram em estacionamento até porque não parecia precisar. A população aumentou, a cidade cresceu e os meios de transporte evoluirão, quem passa no local atualmente percebe que alguns pais ou responsáveis utilizam o local proibido por não encontrar estacionamento na praça ou próximo a escola, quando chove então é um caos. Estabelecimentos de frequentação pública devem possuir área para estacionamento, uma das exigências previstas geralmente nas leis que organizam a cidade. Quem precisa dirigir-se a igreja, ao prédio da prefeitura, do CREVI quando acontece algum evento, ir as agencias bancarias em dia de pico sabe as dificuldades de estacionamento. Algumas obras, ou estacionamentos particulares podem amenizar os problemas de trafego e de segurança, problemas que tendem agravar-se. A lei 10.257 estatuto das cidades da a direção aos legisladores que devem estabelecer em lei a politica urbana objetivando ordenar o desenvolvimento da cidade evitando a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente. A aprovação de uma lei estabelecendo o plano diretor que é obrigatório somente para cidades com mais de 20.000 habitantes anteciparia o agravamento de problemas como o da matéria. Atualmente a definição, implantação e administração dos espaços geográficos do município e dos componentes a serem protegidos é responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (lei municipal 728/2005 art. 11)
    A falta de legislação como um plano diretor e de um código ambiental dificulta a gestão e atuação da fiscalização pois falta meios legais para atuação. Sugiro uma reflexão sobre o assunto:

  3. Não seria mal exemplo e desrespeito às leis de transito, se não tivesse de esquina à esquina um lugar exclusivo para ônibus, onde pais não conseguem lugar de forma alguma para estacionar, pois também há uma movimentação de outros comércios e órgãos públicos na mesma rua.
    Será que o desrespeito não está para com a população?

  4. Bom, eu acho uma falta de respeito é ter uma lei dessa se é que existe mesmo essa lei onde uma placa proibido PARAR E ESTACIONAR sirva somente para carros pequenos e que seja feita a favor de onibus !!! Pelo que eu sei serve para qualquer tipo de carro !!! Inclusive este carro preto ai é meu e eu paro pra embracar e desembarcar minha filha q estuda nesta escola !!! Agora vc me fala , se eu to pegando uma aluna ou deixando, onde mesmo q devo parar ???? La na praça ??? Pq os onibus tem previlégio sendo q eles estao fazendo o mesmo que eu ???? Quero q me prove o contrário de que eu estou errada de embarcar e desembarcar uma criança na porta da escola ??? Agora me diz pq um espaço enorme daquele sendo q as kombis e os micro ônibus nao param todos na mesma hora ????? Vou continuar embarcando e desenbarcando minha filha na porta da escola !!!!

  5. Meu filho estuda nessa escola.
    Se eu não parar nesse local ai sinceramente não sei onde parar porque não tem outro lugar.eu sempre procuro outra forma para não desrespeitar a placa mas não tem como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima