Servidor da Secretaria de Saúde é taxativo e diz que GRANDE MAIORIA dos vianopolinos não colabora com o combate à dengue

Uma triste realidade: a grande maioria dos moradores de Vianópolis não colabora, como precisa, para combater a dengue.

Após o aumento de casos de dengue em nosso município, nossa reportagem foi atrás de informações, buscando realizar uma matéria de alerta sobre essa doença.

Vianópolis está entre as 127 cidades de Goiás com alto risco de ocorrência da dengue.

Dessa maneira, a preocupação aumenta e os agentes de combate às endemias, infelizmente, enfrentam dificuldades no trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

E, a dengue mata. Aliás, Goiás é o 2º Estado do país em mortes por dengue.

Documento da Secretaria de Estado da Saúde enviado aos municípios de Goiás diz que a rápida expansão do número de casos de dengue e chikungunya neste ano desperta preocupação.

Ao conversar com alguns servidores que atuam no combate à dengue em nosso município, descobrimos que grande parte da população não dá a necessária colaboração na luta contra a dengue.

Um dos servidores falou à nossa reportagem na condição de que seu nome não fosse divulgado e nos relatou algumas das dificuldades encontradas no contato com moradores.

Em um dos casos, ao constatar larvas do mosquito Aedes Aegypti em uma residência de nossa cidade, o agente de endemias disse que iria jogar fora a água que estava em um galão. A moradora não concordou com a decisão do agente, pois iria usar a água para alguma finalidade e somente depois de muitos argumentos é que a água foi descartada.

Outros relatos dão contam que moradores mostram ignorância quanto aos cuidados dos imóveis fechados e de terrenos baldios. Os proprietários os deixam abandonados e o mato esconde possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Outro problema sério nos relatos que ouvimos, é que muitos moradores vizinhos de terrenos baldios jogam lixo nos mesmos, piorando ainda mais a situação.

Existem também reincidências de problemas, mesmo após orientação quanto às adequações no combate à dengue.

E, por fim, existem casos de moradores que atendem de maneira truculenta os agentes de endemias, demonstrando ignorância quanto aos perigos desta doença.

Nos últimos dias, diversas pessoas de Vianópolis contraíram dengue.

Um recado importante para todos: Faça sua parte no combate à dengue! Não ignore essa doença, ela mata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima