Por Olívio Lemos, com colaboração de Agda Maria de Souza
Ela nasceu no dia 15 de dezembro de 1920, uma quarta-feira, na então Bonfim, hoje Silvânia, no mesmo ano em que nasceram a cantora Elizeth Cardoso e o músico Mário Zan.
No ano de seu nascimento, Epitácio Pessoa era presidente do Brasil.
Tempos depois, ela se mudou para Vianópolis.
Maria Luzia Caixeta está completando 100 anos de idade com uma história de vida marcada por muitas dificuldades, mas, também, por muitas vitórias e a oportunidade dada por Deus para viver mais de um centenário. Ela foi casada com Deobaldino Isidoro Gonçalves, de saudosa memória, que era conhecido por Neném Caiana, tendo os seguintes filhos: Eros Caiana, Otalizia, Helena, Sebastião, Maria Cândida, Valdir, Luzia e Benedito (Felinho), os dois últimos de saudosas memórias.
Hoje, Maria Luzia Caixeta, lúcida e esbanjando saúde, reside com o seu filho caçula, Valdir, na capital do Estado. Ela tem 20 netos, 30 bisnetos e 2 tetranetos.
Maria Luzia Caixeta é uma das moradoras de Vianópolis que entra para o livro das pessoas mais antigas da nossa região.
A família comemora esta data marcante e nós destacamos a longevidade desta mulher guerreira e exemplar.
Mulher guerreira, com uma humildade difícil de encontrar um exemplo de pessoa para seus filhos e parentes. Começamos a contar a data de nascimento com um algarismo ou seja de 1 a 9 depois vem de dois de 10 a 99 um período mais longo e com três q é pra poucos de 100 a ….. E graças a Deus a senhora consegui e q venha + e +. Aqui fica um forte abraço de sua sobrinha q te admira muito.
Em nome da familia da centenaria, agradecemos ao Correspondente Vianopolino, pela bela homenagem!