Vianópolis poderá ter de 60 a 70 candidatos a vereador… Convenções partidárias podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira

Começa a vigorar na próxima segunda-feira, 31, o prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções partidárias e escolham seus candidatos a prefeito, vice e a vereadores, que disputarão as eleições de 15 de novembro.

As convenções partidárias poderão ser realizadas no dia 31, segunda-feira próxima, até o dia 16 de setembro. Serão, portanto, 17 dias para que os partidos realizem suas convenções.

Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual para escolha de seus candidatos e formação de coligações para prefeito e vice.

Nestas eleições, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. Com isso, o candidato a vereador somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Em Vianópolis, cada partido poderá lançar até 14 candidatos ao legislativo e cumprir a determinação de que 30% dos concorrentes às vagas sejam mulheres.

Nas eleições deste ano, também estará valendo a resolução que permite ao juiz eleitoral derrubar uma lista inteira de candidatos a vereador antes mesmo da votação, caso alguma irregularidade seja constatada.

Em eleições anteriores, os partidos registravam candidaturas de mulheres apenas para cumprir a cota exigida pela Justiça Eleitoral, sendo que em diversos casos, as candidatas não realizavam campanhas eleitorais.

Após essas irregularidades, foi aprovada resolução que permite o juiz a derrubar uma lista inteira de candidatos de partido que tente burlar a legislação eleitoral.

Em Vianópolis, atualmente, existem cinco pré-candidatos a prefeito e dezenas de pré-candidatos a vereador.

O mais provável é que tenhamos de 60 a 70 candidatos a vereador nas eleições deste ano.

Rolar para cima