Diversos moradores procuraram nossa reportagem para reclamar do uso de agrotóxicos em lavouras que estão sendo plantadas nas proximidades da cidade de Vianópolis. Eles temem dano à saúde humana, assim como aos animais e hortas plantadas nos bairros que ficam nas proximidades destas lavouras.
Crianças e idosos são os mais prejudicados pelo uso de dessecante, que é um veneno usado nas lavouras que utilizam o plantio direto. Além do mais, muitas hortaliças plantadas por moradores são prejudicadas.
Uma moradora, cujo nome não divulgaremos, disse que após a aplicação do dessecante, alguns de seus familiares tiveram dores de cabeça e náuseas. Ela perguntou à nossa reportagem se não existe uma lei que proíbe o uso de agrotóxicos em lavouras nas cercanias de Vianópolis.
Nossa reportagem apurou que não existe uma lei municipal que regulamenta o uso de agrotóxicos em lavouras que ficam nas proximidades do perímetro urbano.
Dessa maneira, nossa reportagem orienta os moradores que residem em bairros que ficam próximos a lavouras a procurar um dos vereadores de Vianópolis e solicitar a apresentação de um projeto de lei regulamentando o plantio de lavouras nas cercanias de nossa cidade.
Podem também, caso queiram, fazer um abaixo-assinado para ser entregue ao Prefeito Issy Quinan Júnior, uma vez que o Poder Executivo também pode apresentar projeto na Câmara Municipal para regulamentar o plantio de lavouras e o uso de agrotóxicos nas mesmas.
A foto acima foi feita nas proximidades do Conjunto Vitória, próximo ao Bairro Michelli.