Terminou na tarde desta sexta-feira, 25, no Fórum de Vianópolis, a Semana Nacional da Conciliação.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo, por meio do estímulo à conciliação entre as partes envolvidas.
Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionaram o conflito.
A Semana Nacional da Conciliação aconteceu em cidades onde existem Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, os chamados CEJUSC’S.
Em Vianópolis, o CEJUSC foi instalado em agosto último e já realizou diversas audiências.
A Instrutora de Mediação do Tribunal de Justiça de Goiás, Lucília de Lima, que faz parte do grupo de instrutores que ministrou curso aos mediadores/conciliadores que atuam no CEJUSC de nossa cidade, acompanhou os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação em Vianópolis.
Lucília de Lima foi entrevistada por nossa reportagem e enfatizou que o evento foi um sucesso. Segundo ela, diversos acordos foram realizados e as relações das pessoas que participaram das audiências foram trabalhadas, prevalecendo a paz. A instrutorad estacou ainda que isso é importante, uma vez que elas vão continuar se relacionando na comunidade e em suas famílias.
Lucília de Lima informou que durante a Semana da Conciliação foram realizadas mais de 100 audiências e cerca de 30 acordos foram selados. Além desses acordos, diversas pessoas saíram das audiências dispostas a dialogarem e resolver seus conflitos.
Lucília pontuou que muitos advogados deram suporte às pessoas que participaram das audiências e que agora podem negociar e resolver os conflitos de seus clientes.
A Instrutora do Tribunal de Justiça de Goiás afirmou que a mediação é um procedimento informal e as pessoas podem procurar o CEJUSC, por elas próprias, que terão os mediadores e conciliadores para auxiliá-las. No entanto, enfatizou que a presença de um advogado nas audiências é de grande valia.
O advogado, segundo ela, conhece dos direitos das pessoas e das leis, podendo orientar e usar as técnicas da mediação para facilitação do diálogo entre as partes conflitantes. Além do mais, ressaltou, a presença de um advogado amplia o leque de possibilidades que as pessoas terão para solução das questões.
Lucília de Lima deu nota 10 para os mediadores formados em Vianópolis, que desenvolveram um belo trabalho na Semana Nacional de Conciliação. Ela disse que o evento foi rico em participação e vivência, destacando que foram muitas emoções vividas, notadamente quando se viu pais abraçando filhos, reconhecendo paternidade, casais que voltaram a conversar, além de pais que voltaram a atender as necessidades dos filhos, voltando o olhar para a família.
Finalizando, Lucília de Lima parabenizou a Juíza de Vianópolis, Marli de Fátima Nave,s que ofereceu excelente estrutura para que as audiências fossem realizadas, assim como destacou o excelente trabalho dos servidores do Fórum de Vianópolis neste evento onde prevaleceu o diálogo e a paz.
A entrevista completa de Lucília de Lima será apresentada na próxima segunda-feira, 28, no Correspondente Vianopolino, pelas Rádios Rio Vermelho AM de Silvânia e Rádio Líder FM de Vianópolis.