A exemplo do que acontece na capital e em diversas cidades do interior de Goiás, Vianópolis também realiza a Semana Nacional da Conciliação.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo, por meio do estímulo à conciliação entre as partes envolvidas.
A Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do país. Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionaram o conflito.
Até a próxima sexta-feira, 25, diversas audiências vão acontecer no Fórum de Vianópolis dentro da Semana Nacional da Conciliação.
Para a juíza de Vianópolis, Marli de Fátima Naves, o objetivo da conciliação é celeridade processual, economia e a pacificação de conflitos de interesses, sendo que as partes não precisam contratar advogados. Para ela, é preciso mostrar às pessoas que o acordo é o melhor caminho.
A Semana Nacional da Conciliação está acontecendo em cidades onde existem Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, os chamados CEJUSC’S.
Em Vianópolis, o CEJUSC foi instalado em agosto último e já realizou diversas audiências.
Para a magistrada de Vianópolis, em pouco mais de 3 meses de funcionamento, o CEJUSC de Vianópolis tem alcançado resultados importantíssimos na missão de conciliar. Ela enfatiza que a conciliação é um passo importante para se conseguir uma justiça mais ágil e com economia para as partes envolvidas, e, principalmente, para a solução de conflitos entre próprios cidadãos envolvidos.