Parte do dinheiro que muitos brasileiros tinham no exterior está beneficiando também Estados e municípios.
No total, o Governo Federal arrecadou mais de 50 bilhões de reais referentes a impostos e multas, com a regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior, chamado de “repatriação”.
De acordo com a Receita Federal, foram repatriados mais de 163 bilhões de reais por pessoas físicas e 6 bilhões de pessoas jurídicas.
Ao regularizar os ativos, o contribuinte não pode mais responder administrativa nem criminalmente por eventuais irregularidades passadas.
O Governo Federal já deu início à divisão de parte do valor arrecadado. Os sEtados estão tendo direito a 21,5 por cento da arrecadação de impostos, e os municípios a 23,5%.
O município de Vianópolis vai receber 574 mil, 445 reais e 21 centavos, oriundos dos recursos arrecadados pelo Brasil com a repatriação.
A primeira parcela, de 35 mil, 398 reais e 09 centavos, já foi creditada em uma das contas do município. Os 539 mil reais restantes virão até o final de dezembro, segundo informações passadas à nossa reportagem pela AGM-Associação Goiana dos Municípios.
Os recursos da “repatriação” podem ser aplicados pelo gestor municipal na área em que ele achar conveniente.