Com fotos de Fernando Izac, Fernanda Padiello e Dalton de Souza
Nos últimos dias, em Vianópolis, diversas queimadas foram realizadas. Por incrível que pareça, o fogo começou por ações impensadas de pessoas que residem em nossa cidade.
Uma das queimadas aconteceu em uma extensa área no Loteamento Jardim Europa, que fica próximo ao Parque Ambiental Santa Rita, no Centro de Vianópolis.
Quem passa pelo local se depara com um cenário assustador que acabou com toda vegetação.
Na tarde desta quinta-feira, 15, por pouco, um bambuzal e toda vegetação do Parque Ambiental Santa Rita não foram queimados.
De acordo com informações que chegaram à nossa reportagem e que precisam ser confirmadas, um senhor adentrou fumando na área onde existe um bambuzal e um toco de cigarro provocou um princípio de incêndio.
Populares que passaram pelo local e pessoas que trabalham no Terminal Rodoviário visualizaram o fogo e tomaram as providências para apagá-lo. Rapidamente, um trator com tanque de água e um caminhão também com um tanque de água da Prefeitura Municipal chegaram ao local e foram usados no trabalho de debelarem as chamas.
Populares e funcionários da Prefeitura se empenharam na tarefa de evitar que o bambuzal e toda vegetação do Parque Ambiental fossem queimados. Com o esforço de diversas pessoas, felizmente, o pior foi evitado.
Em nota enviada à nossa reportagem, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta aos moradores de Vianópolis para tomarem medidas preventivas a fim de não provocarem queimadas.
Segundo o Agente de Fiscalização do Meio Ambiente, Dalton de Souza, as queimadas são prejudiciais à saúde e, claro, ao meio ambiente.
De acordo o fiscal, ao andar pela cidade é comum encontrar pessoas reclamando de garganta seca e irritada, além de pele ressacada. Na maioria dos casos, são moradores que sofrem os efeitos da fumaça e fuligem produzidas por queimadas feitas ou ocorridas em nossa cidade.
Dalton de Souza solicita que as pessoas não realizem queimadas em seus quintais e lotes, contribuindo para que tenhamos mais qualidade no ar que respiramos.
Além do mais, queimadas podem atingir vegetações em áreas verdes ou pastagem existentes nas cercanias de Vianópolis e causar, dentre outros, prejuízos ao meio ambiente.
Ele lembra que o artigo 225 da Constituição Brasileira diz que o dever de defender e preservar o meio ambiente não é somente do poder público, mas também da coletividade.