Criado pelo Ministério da Justiça, o aplicado SINESP CIDADÃO ajuda a combater roubos e furtos, com dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e das Políciais Civis de todos os Estados brasileiros.
O SINESP CIDADÃO é modulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, que dá acessos a veículos roubados ou pessoas procuradas pela Justiça.
Qualquer pessoa que baixe o aplicativo em seu celular, poderá verificar se há ou não registro de roubo de um veículo.
Para saber a situação do veículo, basta digitar a placa. Se o carro estiver legal, aparecerá um sinal em verde, mas se o carro for roubado, aparecerá um sinal vermelho.
Com este aplicativo, as cidadãos podem auxiliar a Polícia na identificação de um carro roubado ou na prisão de uma pessoa que está sendo procurada pela Justiça.
O aplicativo está disponível na rede mundial de computadores e pode ser baixado facilmente.
Em nossa cidade, muitas pessoas já tem em seus celulares o SINESP CIDADÃO. Recentemente, um cidadão vianopolino fez a busca no SINESP CIDADÃO de um determinado veículo que estava no centro de nossa cidade e ajudou a polícia a recuperá-lo. O veículo havia sido roubado em uma cidade do nosso Estado.
É ótimo e seguro, todos deveriam ter esse aplicativo, em caso de dúvidas se o carro é ou não roubado, vem a informação na hora.
Sem dúvida uma excelente ferramenta para auxiliar ao combate a crimes.
Eu não entendo o motivo dos Governantes não fazerem uma lei que obrigue os veículos novos já saírem de fábrica já com um chip em local que os bandidos não encontrem, e também os usados a colocarem, e instalar nas viaturas um aparelho que rastrei ao seu redor e capte as informações desse chip, que seria o mesmo que digitar a placa no Sinesp Cidadão, acusando se o carro tem ocorrência de roubo, Ipva vencido, e também pode ser rastreado por satélite, colocando uma receptor antes da barreira policial, já recebe as informações dos veículos que estão vindo antes, e já fazem a abordagem de acordo com a ocorrência. Tecnologia para isso já tem, basta os governantes estudarem o caso é o implantar da melhor forma. Com isso reduziria a violência assustadoramente, pois bandido não anda em carro registrado e tudo certo no seu nome, sempre estão em carros roubados. Colocar receptor nas entradas das cidades, passou um carro que tem ocorrência de roubo, a polícia recebe essa informação no ato. Se um carro passar por um receptor e o mesmo não o lê, é motivo de apreensão, seria o mesmo de estar sem o licenciamento. O porque não implantar esse sistema? Bandido não vai andar a pé, como farão?
Tá aí prefeito nota dez, lança essa tecnologia na entrada da nossa cidade que irá resolver essa onda de roubo aqui em Vianópolis. Te garanto se a prefeitura não tiver condições a população o ajudará.