Por Olívio Lemos com informações do Jornalista Célio Silva
Morreu aos 84 anos de idade, José Veras de Araújo, proprietário rural na Região do Variado, município de Silvânia e bastante conhecido em toda região da Estrada de Ferro.
Ele faleceu em casa, em decorrência de insuficiência respiratória.
Zé Veras nasceu em Camocim, litoral norte do Ceará. Com 11 anos foi para Fortaleza estudar, onde permaneceu até formar-se em agronomia pela Universidade Federal do Ceará.
Em 1967, depois de formado, veio trabalhar em Silvânia na Acar- Goiás Associação de Crédito de Assistência Rural, que posteriormente se transformou em EMATER
Trabalhou em Silvânia até 1969, quando foi promovido para a regional da Acar de Anápolis, onde ficou até 1972, indo então para a regional de Goiânia, como monitor do sistema de formação de pastagem em todo o estado de Goiás.
Em 1970, comprou sua propriedade rural em Silvânia e casou-se com a silvaniense Helena Glaides Tavares, com quem teve um filho, Eduardo Veras.
Por volta de 1968-1969 fundou o Sindicato Rural de Silvânia e Vianópolis. Foi o pioneiro em começar a trabalhar com adubo nas lavouras e pastagens, para obter melhores resultados, além de ser grande incentivador da bacia leiteira de Silvânia.
Também foi o fundador da Cooperativa Agropecuária de Silvânia, construindo sua sede com ajuda do prefeito da época, Darcio Brazil Silva.
No início dos anos 70, apoiou e ajudou na realização das primeiras exposições agropecuárias de Silvânia.
A partir de 1986, foi cuidar da sua vida pessoal, residindo até hoje na Fazenda Variado, município de Silvânia.
Foi diretor da Federação da Agricultura do Estado de Goiás ( Faeg ) nas décadas de 80 e 90.
José Veras é pai do atual vice – presidente da FAEG, Eduardo Veras.
Pelas redes sociais Zé Mário, presidente da FAEG, lamentou a morte do ex-diretor da entidade.
O prefeito eleito de Silvânia e presidente do Sindicato Rural do Município, Carlos Mayer, também lamentou a morte de José Veras de Araújo. Carlos também lembrou a homenagem que o Sindicato fez no ano passado, durante a I Agrosudeste a ele, que foi um dos fundadores do sindicato patronal.
( Foto: Sistema FAEG/Senar )