CARTA ORIENTAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE VIANÓPOLIS

O conselho Tutelar de Vianópolis-GO, no uso de suas atribuições que lhe conferem a Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, vem por meio de seu Conselheiro Presidente, em atendimento ao ECA e leis complementares, ORIENTAR pais e adolescentes a respeito de manobras perigosas utilizando bicicleta.

Sabe-se que a bicicleta é um veículo de transporte, embora não possua motor. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tratou a bicicleta como veículo de propulsão humana e implantou o direito de o ciclista trafegar pelas vias das cidades e estradas do país. E o ciclista, ao ocupar parte da via, não está infringindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas existem várias regras que os ciclistas precisam seguir para o bom convívio com condutores de outros veículos.  Assim, há DIREITOS e DEVERES quanto ao uso deste meio de transporte, comprometendo o ciclista a também observar cuidados para não infringir as leis de trânsito. Para garantir um convívio saudável entre ciclistas, motoristas e pedestres, existem algumas regras que precisam ser observadas.

Todavia, recebemos informações de que em algumas ruas de Vianópolis-GO, inclusive algumas de grande movimento de carros e motos, tem adolescentes realizando manobras que colocam suas vidas e a de outros motoristas em risco, bem como contribuindo para a ocorrência de acidentes. Assim, com intuito de prevenção, para evitar que acidentes ocorram, este órgão recomenda aos pais e responsáveis para que orientem os filhos para que eles tenham o cuidado necessário no uso da bicicleta e, caso queiram realizar manobras com ela, procurem um local adequado que não gere acidentes com outros veículos ou pedestres e utilizem os equipamentos de segurança para proteção de sua vida. Ressaltamos também que é dever dos pais e responsáveis acompanhar os filhos quando eles forem praticar manobras com a bicicleta.

Ademais, considerando-se a era da conectividade, muitos adolescentes procuram realizar atividades para postar em suas redes sociais, sem se preocuparem com os riscos que podem ser causados. Contudo, apesar de muitos pais terem acesso aos vídeos que os filhos publicam colocando a vida e integridade física em risco, não percebem a gravidade destas ações.

Deste modo, segue a presente orientação para alertar os pais e responsáveis, pois, embora a bicicleta seja uma atividade prazerosa e benéfica para a saúde, é essencial garantir que nossos jovens ciclistas pratiquem com segurança. A segurança de nossas crianças e adolescentes deve ser sempre nossa prioridade. Com a sua colaboração, podemos garantir que eles desfrutem de momentos divertidos e seguros sobre duas rodas, bem como garantir também a segurança de outras pessoas.

Vianópolis, 24 de Outubro de 2024

Cleide Rodrigues Pereira

Conselheira/Presidente

6 comentários em “CARTA ORIENTAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE VIANÓPOLIS

  • 26 de outubro de 2024 em 12:54 PM
    Permalink

    Gostaria mesmo esse conselho não fizesse vista grossa em serto buteco no centro da Cidade onde existe Buteco e mesa de bilhar que pelo que sei e Proibido permanencia de menor e nao e feito nada , ficam aye tarde da Noite os pais jogando e as mães e as crianças e menores no meio deles … não pagam Alvará não pode funciona boteco em coisa Pública e feito vista grossa e tudo corre frouxo… Vocês sabem a polícia sabe e nunca é feito nada . Tempos atrás o Conselho seria as Regras hoje tudo tá Quieto …. De uns tempos para cá estamos caminhando para trás. E lamentável.

    Resposta
    • 26 de outubro de 2024 em 5:54 PM
      Permalink

      Os pais são os responsáveis pelos filhos . Não é a polícia e nem o conselho. Os pais tem que saber que certos lugares não é lugar de levar crianças. Como sempre algumas pessoas tem que arrumar um culpado pelo próprios erros.as pessoas tinha que estudar o ECA para entender qual é a função do conselho tutelar. É muita falta de informação .

      Resposta
  • 26 de outubro de 2024 em 3:01 PM
    Permalink

    Além dos pais, as escolas podem ajudar, para que pratiquem atitudes corretas. Os adolescentes de agora passam mais tempo na escola que em casa. Vemos grupos de adolescentes saindo das escolas e agindo como fossem donos das ruas. Muitas vezes se o motorista pede licença é chingando.

    Resposta
    • 26 de outubro de 2024 em 5:06 PM
      Permalink

      Por isso que os jovens estão como estão, devido a esse pensamento. Educar é dever dos pais, respeito, ética e bom senso vem de berço. Mas não, é mais fácil responsabilizar a escola por esse papel né?
      A escola ensina sim valores, mas os maiores exemplos vem de casa, é dever dos pais

      Resposta
      • 27 de outubro de 2024 em 7:50 AM
        Permalink

        Senhora leia novamente o comentário. Eu disse” além dos pais”. O estado está praticamente obrigando esses adolescentes estudarem o dia todo. Se eu tivesse condições financeiras pagaria escola particular pro meu filho não precisar ficar um dia inteiro longe. Acredito que deveria ser opcional o período integral.

        Resposta
  • 26 de outubro de 2024 em 8:07 PM
    Permalink

    Acho até engraçado, está pessoa está aí falando que a polícia não tem que olhar e nem o Conselho, O ECA é a defesa das Criacas e dios Adolecentes , seu @ 73 vps voce deve ser um granduoso amigo do errado , se não é para o Conselho proteger as crianças e agir em casos em que as crianças junto com os pais e mães no boteco bebendo e jogando para que serve ter um conselho Tutelar constituído e para que serve o ECA que se rege proteger os adolecentes e as crianças…. Pata que está servindo leis constituídas … Tá correndo frouxo que Cada da e essa ???????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *