Vianópolis está entre os quase 200 municípios goianos que registraram surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA), segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.
Nos últimos dias, pelo menos 106 municípios apresentaram aumento significativo nos casos.
De acordo com o monitoramento da doença, é esperado um aumento no número de casos durante este mês de setembro.
Em Vianópolis, de meados de julho até os dias de hoje, 421 casos foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Felizmente, os casos estão diminuindo, segundo informações da Secretária Municipal de Saúde Maria Angélica Umbelino Bento. Ainda segundo ela, o centro da cidade foi onde se registrou o maior número de casos, vindo depois, Bairro Michelle e Bairro São José.
As principais causas do surto são atribuídas a infecções por rotavírus e norovírus, com o rotavírus sendo o mais predominante.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) realiza monitoramentos periódicos da qualidade da água, já que a contaminação hídrica é uma possível forma de transmissão dos agentes causadores da diarreia.
Em Goiás, os primeiros sinais do surto surgiram no final de junho e, desde então, as equipes da Secretaria Estadual de Saúde, assim como das secretarias municipais, têm monitorado de perto a situação.
Além de Vianópolis, em nossa região, foram registrados casos em Silvânia, Gameleira de Goiás, Pires do Rio e São Miguel do Passa Quatro.