Pai vianopolino denuncia que muitos jovens de Vianópolis estão fazendo uso do fumo de mascar

Inspirado na cultura country americana, o hábito de mascar tabaco se dissemina silenciosamente entre uma parcela específica da população brasileira.

Comum em gerações passadas que viviam na área rural e esquecido por décadas, o costume agora é moda entre adolescentes e jovens.

Em Vianópolis, um pai procurou nossa reportagem para que fizéssemos uma matéria sobre o assunto, uma vez que tem muitos jovens usando fumo de mascar.

De acordo com o servidor público, Luciano César Gonçalves de Araújo, o conhecido Lelé do Detran, os jovens que estão mascando fumo não sabem o risco de desenvolver problemas nos dentes, na língua, na gengivas e, principalmente, câncer na boca.

Além disso, comprometem a saúde ao ingerir as mesmas 4.700 substâncias tóxicas presentes no cigarro, inclusive nicotina, responsável pela dependência do fumo.

Nossa reportagem levantou dados dando conta que pesquisa realizada pela dentista paulista, Suzana Luzia Coelho mostrou que de 129 jovens entrevistados e examinados, usuários do fumo de mascar, 38% já tinha alterações na boca, como lesões, manchas e recessão gengival, um deslocamento da gengiva que deixa parte da raiz do dente à mostra.

Luciano César Gonçalves de Araújo, o Lelé do Detran, ficou espantado com o grande número de jovens de Vianópolis que faz uso do fumo de mascar e que maléfico à saúde.

Ele pesquisou e descobriu que a Organização Mundial de Saúde pesquisou e descobriu que o fumo de mascar causa 90% dos casos de câncer na Índia, onde essa prática é mais usual.

E tem mais, relata Lelé, quem usa o fumo de mascar aumenta o risco de desenvolver pressão alta e doenças cardiovasculares.

Sem falar, claro, no risco do temido câncer bucal, na laringe, na faringe, no esôfago e até no cérebro, que pode chegar a um nível 50 vezes maior do que uma pessoa que não faz uso do fumo.

Como tabaco é tabaco, independente se o jovem fuma, aspira ou mastiga, a nicotina está presente nas três formas e ela é viciante, ficando apenas a um passo de fazer uso do cigarro.

Luciano César Gonçalves de Araújo diz que os pais devem alertar os filhos usuários do fumo de mascar que a prática é prejudicial à saúde.

Do contrário, no futuro, poderão lamentar, uma vez que seus filhos vão contrair várias doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima