Em nota distribuída à imprensa, o Delegado de Polícia de Vianópolis, Marcus Vinicius da Costa Júnior, informou que a Polícia Civil elucidou latrocínio e ocultação de cadáver, ocorridos em Leopoldo de Bulhões e Vianópolis. Segundo ele, no domingo passado, 10, o empresário silvaniense Paulo José da Silva, mais conhecido por Paulo Mineirinho, deixou sua residência e desapareceu, deixando parentes preocupados.
A camioneta Hilux do ceramista foi encontrada na manhã de segunda-feira, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Leopoldo de Bulhões, trancada e com sinais de sangue. Em seguida, as investigações foram iniciadas e foi apurado que quatro pessoas, sendo 3 menores, haviam planejado o crime.
Paulo Mineirinho foi atraído para a residência de Nayara de Abreu Santana, de 22 anos de idade, onde ela e os 3 menores investiram contra o ceramista, matando-o em um dos quartos do imóvel, que fica em Leopoldo de Bulhões. Usando o veículo da vítima, ocultaram o corpo em uma cascalheira da Fazenda Guarirobal, de propriedade de Júlio César Caixeta, que fica nas proximidades de Vianópolis.
Objetos pessoais do empresário silvaniense foram encontrados na residência de Nayara, onde havia sinais de sangue, apesar da casa ter sido lavada.
Após o crime, os quatro envolvidos fugiram, mas foram identificados e ouvidos na Delegacia de Polícia de Vianópolis na última quinta-feira e na tarde de ontem. Segundo o delegado vianopolino, eles apresentaram versões contraditórias, chegando a dizer que foi em legítima defesa.
Os menores, sendo uma jovem de 16 anos de idade e dois jovens de 16 e 17 anos, foram liberados.
O Delegado Marcus Vinicius da Costa Júnior informou que com os dados colhidos por sua equipe de investigadores, ele comunicou ao Ministério Público acerca dos fatos para providências em relação aos menores, sendo que ontem, 15, solicitou ao Poder Judiciário que decretasse a prisão de Nayara, que reside em Leopoldo de Bulhões.
Por ordem da Juíza Marli de Fátima Naves, Nayara de Abreu Santana foi presa na tarde de ontem, em Leopoldo de Bulhões, e levada para a Unidade Prisional de Vianópolis.
Ainda de acordo com o delegado de Vianópolis, mensagens de texto encontradas no celular de um dos envolvidos na ação criminosa mostram que o crime foi planejado e que a camioneta do empresário estava sendo comercializada antes mesmo do crime acontecer. Assim, assegura Marcus Vinicius da Costa Júnior, a morte do empresário foi planejada e arquitetada pela jovem maior de idade e pelos 3 menores.