ENGENHEIRO NASCIDO EM VIANÓPOLIS, QUE FINCOU A ESTACA PARA DEMARCAÇÃO DE BRASÍLIA EM 1957, É HOMENAGEADO PELO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Em 1957, o engenheiro civil Joffre Mozart recebeu a missão do Presidente da Novacap, Israel Pinheiro, para fazer a demarcação de onde começaria Brasília.

Exatamente no dia 20 de abril daquele ano, Joffre e sua equipe se direcionam para a então Fazenda Bananal e cravaram uma estaca em um determinado ponto.

A cidade, então, fez-se a partir desse ponto, a quilometragem das vias do Distrito Federal, as praças, os jardins e as tesourinhas da Asa Norte.

Tudo foi pensado e calculado a partir da estaca fincada por Joffre Parada.

Recentemente, trabalhadores encontraram a estaca ao realizarem serviços no Buraco do Tatu, centro de Brasília.

A partir deste achado, o Governo do DF resolveu criar o Marco Zero e homenagear a família do vianopolino Joffre Parada.

Na solenidade realizada, estiveram presentes José e Thelma, filhos do engenheiro vianopolino, além de outros familiares.

Nossa reportagem foi buscar mais informações sobre Joffre e descobriu que ele nasceu em Vianópolis no ano de 1924 e faleceu em 1976, de um infarto fulminante.

Ele era filho de um maquinista que trabalhou na Rede Ferroviária Federal e residiu por diversos anos em Vianópolis.

Joffre se formou na Escola Nacional de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, em 1949, trabalhou na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e foi responsável pela desapropriação da fazenda para a construção de Brasília. Ele foi chefe da equipe que fez a demarcação do Plano Piloto e do Marco Zero, além de ter demarcado os limites do Lago Paranoá.

O vianopolino Joffre Mozart Parada teria sido o primeiro engenheiro a chegar a Brasília.

4 comentários em “ENGENHEIRO NASCIDO EM VIANÓPOLIS, QUE FINCOU A ESTACA PARA DEMARCAÇÃO DE BRASÍLIA EM 1957, É HOMENAGEADO PELO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL”

  1. Realmente os verdadeiros heróis são esquecidos pela história. Os heróis do passado também foram operários que saíram dos seus rincões para edificar Brasília.

  2. Homenagem justa ao combatente! Brasília é uma cidade emblemática no mundo, todos de qualquer parte do planeta que aqui colocam os pés têm a mesma impressão. Tudo isso é mérito também de gente como o Eng.º Parada que fez o que tinha de ser feito. Parabéns!

  3. Romualdo+J.+Oliveira+Neto

    Meu Avô, Meu Pai e toda a Família tinham muitíssimas histórias desse Grande Personagem, filho de Vianópolis, na construção de Brasília; Era muito próximo da Família e, pelo que lembro das belas lembranças, passou bom tempo na residência familiar junto à Estação Ferroviária em que Meu Vô Romualdo era Mestre de Linha, nomeado por Getúlio Vargas em 1945. Pelo que sei, Jofre, foi e é uma das pessoas poucos lembradas, por serem muito reservadas, mas que merecem nossa total reverência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima