A dona de casa Tereza de Jesus Souza, moradora do Setor Santos Dumont, adquiriu um pé de alface que estava em uma sacola plástica e o colocou dentro da geladeira, a fim de preparar as folhas no dia seguinte.
Ao preparar o almoço, ela retirou a sacola da geladeira e, ao abri-la, levou um grande susto.
É que enrolada sobre a alface estava uma cobra da espécie jararaca do rabo branco ou também conhecida como jararaca do rabo de osso.
Mesmo pequena, a jararaca é uma serpente responsável por entre 70% a 90% dos acidentes que envolvem cobra venenosa no Brasil.
Após o susto, Tereza saiu de sua residência e pediu socorro a um pedreiro que passava em frente à sua casa, que então matou a cobra.
Felizmente, Dona Tereza não foi picada pela cobra. No entanto, segundo disse à nossa reportagem, que o susto foi grande e agradece a Deus por não ter sido picada pelo animal.
Essa matéria é feita como alerta para quem trabalha com hortaliças e às donas de casa quando do preparo de folhas de alface.
Como se trata de uma cobra de pequeno porte e venenosa, ela pode estar escondida no pé de alface e picar uma pessoa.
NOTA DA REDAÇÃO: Após a publicação desta matéria, o vendedor de verduras Edmar Moreira dos Santos esclareceu que não se trata de uma cobra da espécie jararaca, mas da espécie Dormideira, que é um animal inofensivo. Ele, inclusive, postou comentários nesta matéria sobre o ocorrido.
Dentre as 392 espécies de serpentes brasileiras uma, em especial, é facilmente encontrada em jardins e hortas. Nativa do Cerrado e da Mata Atlântica, a dormideira (Sibynomorphus mikanii) é uma serpente inofensiva e não peçonhenta. É chamada de dormideira por seus costumes noturnos e temperamento dócil. A espécie é malacófaga, isto é, se alimenta essencialmente de moluscos. Além de bela e dócil ela é eficaz no controle das lesmas e caracóis. Recentemente encontrei uma no jardim e aproveitei para apresentá-la aos meus filhos que adoraram conhecê-la. Quando você encontrar uma dormideira, lembre-se: Não mate! Ela é muito importante para sua horta ou jardim.
Bom, só pra esclarecer, foi eu quem trouxe todo esse transtorno pra dona Tereza e peço desculpas pelo ocorrido.
Porém não se trata de uma jararaca do rabo de osso, essa cobra é inofensiva o nome dela é dormideira.
Mais uma vez peço desculpas.